Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/06/2020 as 2:00pm

Imigrantes detidos pelo ICE “desaparecem” durante surto de coronavírus

Nos últimos seis meses, Donald Brown esteve sob custódia de imigração (ICE), primeiro em um...

Imigrantes detidos pelo ICE “desaparecem” durante surto de coronavírus Centro de Detenção no Condado de Broward, na Flórida

Nos últimos seis meses, Donald Brown esteve sob custódia de imigração (ICE), primeiro em um centro de detenção em Miami-Dade (FL), depois em uma instalação no Condado de Glades, a oeste do Lago Okeechobee. Entretanto, não importa onde ele estivesse, o jamaicano de 62 anos ligava incansavelmente à sua família pelo menos 3 vezes por dia. Seus esforços para manter o contato aumentaram à medida que os casos de coronavírus continuavam a crescer em prisões em todo os EUA. Entretanto, em 1º de junho, as ligações foram interrompidas. Brown desapareceu.

Os familiares de Brown e seu advogado ligaram para o ICE dezenas de vezes sem sucesso. O localizador de detidos on-line da ICE estava em branco. Sua filha pensou que ele poderia estar morto. “Começamos a ligar para o necrotério e as funerárias”, disse ela. “Ele sempre liga, então, ele está morto ou foi sequestrado”.

Na semana passada, o jornal Miami Herald relatou a estória de Brown depois que ele desapareceu durante 12 dias. No dia seguinte, sua filha, Jarquette Cumberbatch, disse que seu pai “reapareceu de repente” em um hospital da região de Broward (FL). Ela relatou que recebeu uma ligação de 3 minutos de um hospital, onde ele disse que os guardas estavam “colados nele”.

Ativistas e advogados de imigração dizem que Brown é apenas um dentre um número crescente de detidos em todo o país que “desaparecem” por dias ou semanas seguidos após a pandemia global de saúde e o aumento das transferências entre centros de detenção e instalações médicas.

A não divulgação por parte do ICE sobre a localização e informações médicas dos detidos tornou-se muito comum, dizem os advogados, apesar dos regulamentos federais que exigem que o advogado registrado de um detido seja notificado no momento da transferência.

Atualmente, Glades (FL) está entre os 10 principais centros de detenção do país, com o maior número de casos de COVID-19. Na semana passada, a agência disse que todo o centro de detenção estava trancado depois que todos os seus 320 detentos foram expostos ao vírus.

O Herald identificou três casos de detidos no sul da Flórida que “desapareceram” do centro de detenção do Condado de Glades depois de ficarem gravemente doentes e, finalmente, testarem positivo para o coronavírus em hospitais da região em Broward ou Palm Beach (FL). As informações não foram fornecidas a advogados ou familiares por semanas seguidas até que o Herald indagasse sobre os casos.

A ICE não comentou as reivindicações específicas. De acordo com um porta-voz da ICE, a agência diz que “embora informações precisas sobre o local não possam, em alguns casos, ser divulgadas publicamente, estão disponíveis para o advogado registrado e/ou parente próximo de um detido”. As autoridades dizem que os detidos hospitalizados podem fazer ligações telefônicas com coordenação avançada e estão sujeitos à aprovação caso a caso.

No entanto, o próprio regulamento federal do ICE do Departamento de Segurança Interna diz que as informações médicas devem ser divulgadas “a familiares e advogados imediatos ou outros agentes que atuam em nome de um estrangeiro para ajudar esses indivíduos a determinar a condição médica atual de um estrangeiro” sob a custódia do ICE.

“De acordo com as políticas da ICE, o órgão tem a obrigação de não permitir que um detido desapareça por duas semanas, especialmente se os advogados e a família estiverem fazendo perguntas”, disse Eunice Hyunhye Cho, advogada sênior do Projeto Prisão Nacional da União das Liberdades Civis Americanas.

Embora a ICE possua ampla autoridade para transferir detidos de um centro de imigração para outro sob seus próprios padrões de transferência, o advogado de registro do detido deve ser notificado no momento do deslocamento, de acordo com as políticas internas de transferência da ICE. (fonte: Brazilian Voice)

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

 DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhor lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Fonte: Redação - Brazilian Voice

Top News