Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/07/2020 as 2:00pm

Adolescente nascido em Dallas e detido pelo ICE há um ano, ainda está lutando para ter a cidadania reconhecida

Há um ano, Francisco Erwin Galicia estava sentado em uma instalação de patrulha de fronteira...

Adolescente nascido em Dallas e detido pelo ICE há um ano, ainda está lutando para ter a cidadania reconhecida Francisco Erwin Galicia lua para ter cidadania reconhecida

Há um ano, Francisco Erwin Galicia estava sentado em uma instalação de patrulha de fronteira no sul do Texas, ao lado de dezenas de homens, muitos dos quais haviam atravessado a fronteira na esperança de obter asilo nos Estados Unidos. Fazia dias desde seu último banho e ele estava com fome.

Ele ficava imaginando se sua mãe sabia que ele estava vivo e se seu irmão mais novo, Marlon, estava seguro no México.

Os dois foram detidos ao lado de um grupo de amigos em 27 de junho de 2019 em um posto de controle em Falfurrias. Marlon, nascido no México e imigrante indocumentado, optou por um retorno voluntário ao México.

Mas Francisco, um cidadão norte-americano nascido em Dallas, passou quase um mês sob custódia da Patrulha da Fronteira (CBP, sigla em inglês), perdendo 11 quilos durante esse período. Ele não foi libertado até que o Dallas Morning News contou a história de sua detenção.

O garoto de 19 anos disse que tentou deixar para trás a pior experiência de sua vida e está tentando se concentrar no que o futuro reserva para ele. Mas antes que o recém-formado no ensino médio possa fazer isso, ele deve primeiro vencer a luta para que sua cidadania seja reconhecida adequadamente pelo governo dos EUA.

Um ano após sua detenção, o caso do ICE contra ele - que questiona sua cidadania e seu direito de estar no país - permanece em aberto e não foi julgado, apesar do advogado de Francisco ter apresentado sua certidão de nascimento emitida pela cidade de Dallas ao governo federal, várias vezes.

Atualmente, o jovem de 19 anos está tão longe da fronteira quanto ele já esteve. Ele trabalha em uma fábrica de processamento de carne de porco em Michigan, graças a um amigo que o ajudou a conseguir o emprego.

Ele tenta relaxar antes de decidir o que fazer com sua vida agora que se formou no ensino médio. Francisco disse que ainda está interessado em estudar Administração na faculdade. "Eu vou ficar aqui pelos próximos dois meses e ganhar um pouco de dinheiro. Depois vou para casa ficar com minha família e relaxar um pouco”, disse. "O salário aqui é melhor do que no Vale do Rio Grande, então eu senti que essa era a decisão certa por enquanto".


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News