Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/09/2020 as 12:00pm

Guardas do ICE no Texas são acusados de agressão sexual e assédio

Três detidos no Centro de Processamento do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla...

Guardas do ICE no Texas são acusados de agressão sexual e assédio Linda Corchado, advogada do Las Americas Immigrant Advocacy Center

Três detidos no Centro de Processamento do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) de El Paso, no Texas, disseram que foram abusados sexualmente ou assediados por guardas, e seu advogado pedem uma investigação.

“O medo na instalação local do ICE em El Paso se transformou em um novo cenário de horror. Nas últimas semanas, gravei relatos profundamente perturbadores e preocupantes de mulheres e homens que se tornaram vítimas de agressão sexual e assédio por parte dos guardas deste centro de detenção”, disse Linda Corchado, advogada do Las Americas Immigrant Advocacy Center em El Paso.

A porta-voz do ICE, Leticia Zamarripa, disse que a agência "tem tolerância zero para qualquer forma de abuso sexual ou agressão contra indivíduos que estão sob sua custódia e leva muito a sério todas as alegações de má conduta de seus funcionários”.

Ela acrescentou que o ICE está ciente das reclamações, as quais serão investigadas pelo Escritório de Responsabilidade Profissional (OPR, sigla em inglês) e pelo Escritório do Inspetor-Geral (OIG, sigla em inglês) como é o procedimento padrão. “Como servidores públicos que trabalham para uma agência de aplicação da lei, os funcionários do ICE são considerados os mais altos padrões de conduta profissional e ética. Os incidentes de má conduta são tratados com a maior seriedade e investigados minuciosamente. Quando comprovadas, as ações apropriadas são tomadas”, disse Zamarripa.

Las Americas enviou cartas descrevendo as alegações ao Ministério Público de El Paso. Ela também enviou o documento para o gabinete do Procurador do Distrito Ocidental do Texas, gabinete do Inspetor Geral do Departamento de Segurança Interna e gabinete de Direitos Civis e Liberdades Civis do DHS.

“Levamos muito a sério as alegações de má conduta de funcionários públicos”, disse Daryl Fields, porta-voz do Ministério Público. “A função de nosso escritório não é investigar alegações de crimes, mas processar crimes federais quando os casos são encaminhados a nós por uma agência de investigação”.

Claudia Duran, porta-voz do Gabinete do Procurador Distrital de El Paso, disse que o escritório encaminhou a queixa ao inspetor geral do DHS.

As supostas vítimas - duas mulheres e um homem - não foram identificadas nestas denúncias. Os nomes dos policiais acusados ​​foram redigidos em uma cópia da denúncia fornecida à mídia pela Las Americas.

A primeira mulher, disse que dois guardas, em várias ocasiões, a beijaram à força e tocaram suas partes íntimas. Os ataques ocorreram entre novembro de 2019 e junho de 2020, em áreas que estavam fora do alcance das câmeras de vigilância, de acordo com a denúncia.

Um dos guardas “disse-lhe que se ela se comportasse, ele a ajudaria a ser libertada da custódia, mas ela recusou os avanços”.

Ambos os guardas, supostamente, disseram que ninguém acreditaria nela e não havia evidências porque os incidentes ocorreram em um "ponto cego da câmera”.

A mulher, apresentou uma queixa ao ICE em dezembro contra o primeiro guarda, mas um capitão “respondeu com desdém à denúncia”, de acordo com o pedido de investigação do Las Americas enviada aos investigadores. Ela ficou sem ver o primeiro guarda por vários meses, mas ele voltou em março e tem sido “cada vez mais agressivo e intimidador com ela.

A imigrante disse que vive em pânico constante de que ele possa fazer algo contra ela novamente.

A segunda mulher disse que foi repetidamente assediada sexualmente por dois guardas, em março e abril. Um deles disse a ela que "era atraente e que deveria 'brincar' com ele". Depois que a imigrante o rejeitou, o guarda “teria afirmado que se ela reconsiderasse seus avanços sexuais, ele pegaria seus uniformes limpos e lhe daria sabão extra”, de acordo com a denúncia.

O guarda também pediu que ela se inscrevesse em medicamentos para ansiedade e depressão. Ele disse que se ela fizesse isso, ela obteria “benefícios adicionais, incluindo o encontrar, à noite, em um ponto cego da câmera onde eles poderiam se envolver em conduta sexual”.

Um segundo guarda fez avanços semelhantes e também a encorajou a obter medicamentos para ansiedade e depressão para que “eles pudessem se encontrar à noite e se envolver em atos sexuais”, dizia a denúncia.

Ela foi libertada em abril e recebeu mensagens de um dos guardas após sua libertação, por meio de duas mulheres que foram detidas com ela. “Nessas mensagens, o oficial tentou novamente se envolver em conduta sexual com ela”, dizia a denúncia.

O terceiro caso citado nesta denúncia envolveu um homem que disse ter sido vítima de assédio sexual e retaliação no Centro de Processamento de El Paso.

O homem disse que um guarda olhou para ele e outros homens enquanto tomavam banho em julho. “O imigrante disse ao guarda para não olhar para eles e o guarda respondeu esfregando suas próprias genitais”, disse a denúncia.

Ele relatou o incidente, mas foi informado por um capitão que o guarda estava “apenas fazendo seu trabalho”.

Em meados de julho, o imigrante estava tomando banho quando o guarda entrou e exigiu que ele saísse. "O oficial gritou com ele e pressionou seu rosto no rosto dele até que outro guarda o puxou para longe”.

O imigrante disse que foi colocado em confinamento solitário por cinco dias após reclamar do segundo incidente. Ele fez uma greve de fome e foi transferido para o Centro de Processamento de Otero County, a cerca de 20 milhas de distância, de acordo com a denúncia.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News