Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/09/2020 as 7:00am

Imigrantes grávidas recebem maus-tratos nos centros de detenção do ICE, afirma relatório

Desde março de 2020, o Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) tem usado uma ordem dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para bloquear e expulsar mais de 109.000 imigrantes e pessoas que buscam asilo, incluindo crianças desacompanhadas.

Da redação

O governo dos Estados Unidos explorou a pandemia da COVID-19 para eviscerar ainda mais as proteções humanitárias e direitos humanos para imigrantes e pessoas que buscam asilo ao longo da fronteira entre como o México.

Desde março de 2020, o Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) tem usado uma ordem dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para bloquear e expulsar mais de 109.000 imigrantes e pessoas que buscam asilo, incluindo crianças desacompanhadas. Esse pedido foi prorrogado indefinidamente. As grávidas estão entre as populações marginalizadas que foram gravemente afetadas por esta ordem.

Desde o início da pandemia, as organizações de direitos dos imigrantes documentaram relatos angustiantes de mulheres grávidas que foram maltratadas sob custódia do DHS, tiveram tratamento médico negado durante o trabalho de parto e foram expulsas à força para locais inseguros no México, dias após o parto.

É necessária uma ação imediata para garantir a saúde, segurança e bem-estar das grávidas imigrantes e requerentes de asilo durante e muito depois da pandemia.

Além da necessidade urgente de liberações durante a pandemia, os ativistas pedem aos Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) para, no mínimo, restabelecer e implementar a política de liberação para grávidas. O DHS pode fortalecer ainda mais as proteções ao emitir uma diretriz imediatamente proibindo o ICE de deter qualquer pessoa que esteja grávida ou no pós-parto e exigir a liberação de qualquer delas.

O Congresso deve instruir o ICE e o CBP a permitir o monitoramento e a supervisão governamental significativa do tratamento de gestantes sob sua custódia.

Top News