Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/12/2020 as 1:00pm

Número de brasileiros que conseguem o green card bate recorde

Cerca de 20 mil brasileiros se tornaram residentes legais nos EUA apenas em 2019, de acordo com dados levantados pela AG Immigration junto ao Departamento de Segurança Interna dos EUA

Número de brasileiros que conseguem o green card bate recorde O advogado Felipe Alexandre, fundador da AG Immigration

A quantidade de brasileiros que obtiveram o status de residentes permanentes legais nos Estados Unidos – o famoso green card – bateu recorde em 2019. De acordo com dados levantados pela AG Immigration junto ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, 19.825 brasileiros receberam o visto no ano passado. O número é 28,7% superior ao de 2018 - quando 15.394 cidadãos nascidos no Brasil conseguiram o green card - e o maior da série histórica. Os recordes anteriores haviam sido em 2006 (17.903) e 2005 (16.664). 

“A cada dez brasileiros que sonham em morar e trabalhar em outro país, nove escolhem os Estados Unidos. Existe uma tendência natural no Brasil a identificar os EUA como uma nação que oferece uma vida com mais qualidade e melhores oportunidades profissionais, e a tendência é que o fluxo migratório Brasil-EUA se intensifique ainda mais nos próximos anos, especialmente com os diferentes cenários econômicos e perspectivas que existem nos dois países”, declara o advogado Felipe Alexandre, fundador da AG Immigration, escritório especializado em imigração sediado nos EUA.

Os dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA são referentes ao ano fiscal americano, que começa sempre em 1º de outubro de um ano e termina em 30 de setembro do ano seguinte. Os números de 2020, portanto, serão divulgados apenas no segundo semestre de 2021.

No entanto, mesmo sem as informações do último ano da década atual, a quantidade de green cards concedidos de 2011 a 2019 totalizou 120.110 e já é praticamente igual à da década anterior inteira (123.788, de 2001 a 2010). Para fins de comparação, na década de 1990 foram apenas 52.213 vistos permanentes concedidos, o que mostra um salto significativo na ida de brasileiros para os EUA nos últimos 20 anos. Esse pensamento é reforçado pelo fato de o Brasil, em 2019, ter sido o 11º país que mais recebeu green cards, enquanto em 2018 foi o 16º e, em 2010, foi o 22º.

Segundo Rodrigo Costa, consultor de investimentos e CEO da AG Immigration, o aumento da busca dos brasileiros pelo green card pode ser explicado por dois motivos. “Em primeiro lugar, os EUA têm facilitado a entrada de profissionais estrangeiros em áreas estratégicas para o crescimento econômico do país e que hoje sofrem com uma escassez muito grande de pessoas qualificadas, como engenharia, TI e saúde. Já o segundo motivo está no Brasil, onde as graves e constantes crises políticas e econômicas e a falta de segurança pública criaram um clima de desânimo interno, estimulando a população a procurar melhores opções de vida em outros países”.

Ele destaca que nas últimas duas décadas houve uma grande mudança no perfil do imigrante brasileiro para o EUA. Se antes, especialmente nos anos 80 e 90, havia uma tendência para a imigração ilegal, muitas vezes para exercer subempregos, atualmente o cenário é completamente oposto, com a maioria dos imigrantes brasileiros qualificando-se para o green card com base em suas carreiras de sucesso no Brasil. “Existem vários motivos que explicam este novo perfil do brasileiro na América, incluindo a globalização, popularização da internet, melhoria da economia mundial e um maior conhecimento sobre as muitas possibilidades de se se obter um green card”, afirma.

O green card concede ao seu portador o direito permanente de morar, estudar e trabalhar nos EUA, tendo praticamente os mesmos direitos e deveres de um cidadão americano, exceto pelo direito ao voto. O documento pode ser concedido para cônjuges ou parentes diretos de cidadãos americanos ou através da qualificação profissional, emprego ou investimento feito por estrangeiros que desejam trabalhar ou empreender nos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos são uma nação construída por imigrantes, e que vão precisar cada vez mais de mão-de-obra estrangeira para continuar crescendo como em décadas anteriores. Sem dúvidas, o brasileiro que deseja trabalhar ou empreender legalmente nos EUA nos próximos anos encontrará excelentes oportunidades profissionais”, observa Alexandre.

Década de 1991-2000: 52.213

Década de 2001-2010: 123.788

Década de 2011-2019: 120.110*

*sem os dados de 2020, último ano da década

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News