Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/12/2020 as 5:30pm

Voos fretados pelo ICE continuam a acontecer no sul do Texas

Enquanto o sol estava nascendo na manhã de sexta-feira, dia 18, um ônibus fretado parou na...

Voos fretados pelo ICE continuam a acontecer no sul do Texas Imagem extraída do vídeo feito pelo Border Report

Enquanto o sol estava nascendo na manhã de sexta-feira, dia 18, um ônibus fretado parou na pista do Aeroporto Internacional de Brownsville South Padre, no Texas, e dezenas de imigrantes algemados e foram revistados por funcionários de segurança e carregados em um voo fretado com destino à cidade mexicana de Querétaro.

As informações foram divulgadas pelo Border Report, que testemunhou os imigrantes embarcando no voo da Swift Air, que decolou às 8:17 am e pousou em Querétaro uma hora depois, de acordo com o aplicativo FlightAware que registra o status do voo em tempo real de todos os voos comerciais, em todo o mundo.

Por anos, o Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) decola com aviões fretados chamados “voos da ICE Air”, deste aeroporto de Brownsville.

As restrições impostas na fronteira estão em vigor desde março sob o que a administração Trump chama de Título 42, para proteger a saúde pública da ameaça do novo coronavírus. Todos os imigrantes usavam máscaras e todo o pessoal de segurança tinha máscaras e luvas.

Enquanto o Border Report filmava os homens embarcando no avião, um deles que se identificou como agente do ICE ordenou que a filmagem fosse interrompida, embora quem filmasse estava em um estacionamento do lado de fora do aeroporto.

O Border Report continuou a filmar por cerca de sete minutos até que todos foram retirados do ônibus e o avião decolou. Estima-se que 50 homens foram embarcados neste voo, que chegou de Laredo, Texas, no início da manhã.

Vários defensores de imigrantes e advogados de imigração disseram ao Border Report que o ICE tinha planos para deportar, na sexta, até 28 famílias imigrantes que estavam em centros de detenção federais em Dilley, Texas, e Berks, na Pensilvânia.

Isso inclui várias famílias com crianças pequenas que foram mantidas no South Texas Family Residential Center, onde há 2.400 leitos, o maior centro de detenção para imigrantes do país, localizado a sudoeste de San Antonio. Estas informações são do grupo de defesa dos migrantes Aldea – The People’s Justice Center.

O grupo afirmou em um comunicado à imprensa que as famílias, incluindo várias crianças, eram do Haiti, Guatemala, Nicarágua, Peru, Honduras, El Salvador e Equador.

Este tipo de prática não se aplica a apenas imigrantes da América Latina. Vários voos fretados pelo ICE já deportaram centenas de brasileiros para o Brasil. Todos foram detidos ao tentar entrar nos EUA através da fronteira e passaram pelo processo de “Deportação Rápida”, medida adotada pelo governo Trump que dá poder aos agentes de remover imigrantes sem precisar de uma audiência perante um juiz de imigração.

Fonte: Da redação

Top News