Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/02/2021 as 12:00pm

Indocumentada forçada a se esconder em igreja volta para casa

A ativista Edith Espinal, de 43 anos, é também uma “antiga lutadora pelos direitos dos imigrantes"

Indocumentada forçada a se esconder em igreja volta para casa Em 2013, Espinal protestou contra as políticas de imigração dos EUA na fronteira EUA-México em Nuevo Laredo e foi colocada em processo de deportação, diz sua página no Facebook

Uma defensora dos direitos dos imigrantes e mãe de 3 filhos que foi forçada a buscar refúgio em uma Igreja em Ohio durante mais de três anos finalmente conseguiu voltar para casa sem a ameaça de deportação imediata. Edith Espinal, de 43 anos, que também é uma “antiga lutadora pelos direitos dos imigrantes”, mora na Igreja Menonita de Colombo (OH) desde outubro de 2017 para evitar ser deportada para o México.

Agora, de acordo com seu advogado, Espinal foi "capaz de voltar para casa com segurança" após uma ordem de supervisão negociada na quinta-feira (18). Em uma coletiva com repórteres fora de um escritório do ICE em Westerville na quinta-feira, ela comemorou a vitória na presença de seus apoiadores, dizendo: "Finalmente, posso ir para casa".

Embora sua advogada, Lizbeth Mateo, também tenha comemorado a vitória, ela destacou que "não era o fim de seu caso", acrescentando: "Ainda teremos que lutar para garantir que ela finalmente possa ter sua liberdade".

Espinal foi liberada sob uma ordem de supervisão, o que significa que ela não será uma prioridade imediata para deportação, mas deve reportar consistentemente aos funcionários do Departamento de Imigração (ICE). A ordem permitirá que ela se mude do santuário e more em casa com sua família enquanto continua a lutar por seu caso.

“É um primeiro passo, é um bom passo, mas não é a solução permanente que precisamos no caso dela”, disse Mateo.

Em 2013, Espinal protestou contra as políticas de imigração dos EUA na fronteira EUA-México em Nuevo Laredo e foi colocada em processo de deportação, diz sua página no Facebook. Ela, que mora em Columbus há mais de 20 anos, pediu asilo sem sucesso nos Estados Unidos, alegando aumento da violência em seu estado natal, Michoacán, e acabou sendo condenada a deixar o país.

Espinal havia sido negada anteriormente a suspensão da remoção antes de entrar no santuário há três anos porque os funcionários do ICE disseram que ela era "prioridade", de acordo com o jornal The Columbus Dispatch.

"Sua família esteve publicamente envolvida na luta pela reforma de imigração abrangente na televisão nacional e nas ruas lutando, protestando e falando pela justiça dos imigrantes”, diz sua página no Facebook.

As igrejas costumam ser usadas como locais de refúgio para imigrantes, como Espinal, depois que o ex-presidente Donald Trump assumiu o cargo, visto que são tratadas como “locais confidenciais” pela política do ICE, o que significa que raramente são realizadas batidas migratórias. Os defensores dizem estar esperançosos de que políticas de imigração sob o Presidente Joe Biden, como diretrizes para enfocar os imigrantes indocumentados que representam uma ameaça, ajudem pessoas como Espinal.

“Quero agradecer a todos pelo apoio. Estou muito feliz por estar em casa. Precisamos continuar lutando e pressionando pelo meu caso e por mais líderes do santuário”, disse Espinal em um comunicado após a notícia.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

CHINATTI REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News