Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/03/2021 as 4:00pm

Sem ajuda federal, indocumentados se recuperam da nevasca de fevereiro no Texas

Os imigrantes representam cerca de 1/5 da força de trabalho no estado, concentrados em setores essenciais, como manufatura, construção e saúde

Sem ajuda federal, indocumentados se recuperam da nevasca de fevereiro no Texas Três em cada 10 imigrantes indocumentados no Texas vivem abaixo do nível de pobreza

Semanas depois da tempestade mortal ter atingido o Texas, Maria ainda não tinha água confiável em sua casa em Austin. Durante a tempestade do mês passado, que deixou milhões sem luz, água ou ambos, sua família e vizinhos usaram água da piscina para seus banheiros.

“Se você não tem água, não pode fazer comida, não pode fazer nada”, relatou ela.

Depois de um ano difícil por causa da Covid-19, seu marido perdeu o trabalho em meio ao mau tempo. Agora, sua família tem que limitar a quantidade de alimentos que compram, priorizando o que precisam primeiro.

“Aqui, eles podem cortar a água. Eles podem cortar a luz. Mas as contas sempre vêm”, disse Maria em espanhol, “mês após mês, após mês”.

Maria é uma entre cerca de 1,73 milhão de imigrantes indocumentados que vivem no Texas e lutam contra as quedas de água e energia do mês passado causadas pela nevasca, piorando a crise provocada pela pandemia de coronavírus, enquanto vivem em um estado hostil à própria existência.

Muito parecido com os cidadãos e residentes legais, alguns texanos sem documentos estão agora se recuperando de canos estourados e contas de luz altíssimas. Mas, ao contrário de seus vizinhos, eles estão em grande parte desqualificados da assistência federal e ainda têm medo de tentar a legalização depois de 4 anos de separações familiares e deportações sob o presidente anterior, Donald Trump.

“Um desastre natural não discrimina com base no status de imigração, certo?” disse Adriana Cadena, coordenadora estadual da Reforma da Imigração para a Aliança do Texas. “Quando uma pessoa sem documentos não é ajudada, todos que fazem parte dessa família obviamente sofrem”.

O Texas compartilha uma fronteira de 1.254 milhas com o México e é definido pela imigração: 1 em cada 6 residentes é estrangeiro, enquanto 16% são cidadãos americanos nativos com pelo menos um dos pais imigrante. Entretanto, liderado por republicanos que endossam a fiscalização reforçada das fronteiras e que processaram no início deste ano para manter o sistema de deportação do país intacto, o Texas também se tornou "marco zero para o sentimento anti-imigrante e a supremacia branca", disse Cadena, apesar da economia depender fortemente de trabalhadores imigrantes.

Os imigrantes representam cerca de 1/5 da força de trabalho no estado, concentrados em setores essenciais, como manufatura, construção e saúde. Os imigrantes também ajudam a manter o governo bem financiado: em 2018, famílias lideradas por imigrantes no Texas pagaram dezenas de bilhões em impostos, e os texanos indocumentados sozinhos contribuíram com cerca de US$ 2,6 bilhões em impostos federais, além de US$ 1,6 bilhão em impostos locais e estaduais , de acordo com o Conselho Americano de Imigração.

“Famílias indocumentadas e trabalhadores imigrantes são a espinha dorsal de nosso estado”, disse Juan Benitez, diretor de comunicação do Fundo de Ação de Defesa dos Trabalhadores. “Essas serão as mãos que reconstruirão o Texas”, mesmo que muitos deles sofram o fardo da gestão de emergência malfeita dos políticos.

Nos dias que se seguiram à tempestade de inverno, a linha de resposta a desastres da Catholic Charities of Central Texas recebeu mais de 1.500 ligações, cerca de metade de pessoas indocumentadas ou famílias com status misto de imigração e cidadania, estimou Sara Ramirez, diretora executiva da organização de serviços sociais.

As pessoas que ligaram citaram danos à casa ou lamentaram que todos os trabalhadores de suas famílias perderam renda em meio à crise. Muitos já haviam sofrido um impacto econômico com a pandemia, então, mesmo que tenham uma maneira de se legalizar ou se proteger da deportação, eles não podem arcar com os custos de aplicação desses pedidos agora, Ramirez disse.

Três em cada 10 imigrantes indocumentados no Texas vivem abaixo do nível de pobreza, e a grande maioria das pessoas que a Catholic Charities ajuda não tem seguro ou tem seguro insuficiente, o que torna difícil para eles consertar suas casas agora inabitáveis.
“Infelizmente, o seguro é muito parecido com o da saúde”, disse Ramirez. “É um luxo e é para pessoas com dinheiro”.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

TABRIZZI DENTAL MALDEN- Dentistas e higienistas brasileiros, no centro de Malden. Promoção especial para novos pacientes: Limpeza + Raio X + Consulta com dentista + Plano de tratamento por apenas: $120. Venha nos visitar: 389 Main Street, suite 104, Malden (MA). (781) 397-9400

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

EXCURSÕES- Se você quer conhecer os pontos turísticos mais lindos e importantes dos Estados Unidos, entre em contato com a Dani Deghi Tour. Você será acompanhado por um guia que falará o seu idioma. Para mais informações, ligue no telefone (848) 863-7770.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News