Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/04/2021 as 11:00am

Imigrantes com status temporário estão esperançosos na administração Biden

Irma Chavez é casada e mãe de quatro filhos. Ela lidera uma rede de negócios na pequena...

Imigrantes com status temporário estão esperançosos na administração Biden Biden promete caminho para cidadania dos beneficiários do STP

Irma Chavez é casada e mãe de quatro filhos. Ela lidera uma rede de negócios na pequena cidade de Springdale, no Arkansas, que ela chama de lar. Mas foi um longo caminho desde sua vida como governanta na Califórnia.

O que marcou o caminho desta especialista em marketing de 44 anos foi um programa governamental que permite que pessoas de países devastados por desastres e guerras vivam e trabalhem legalmente nos Estados Unidos.

O ex-presidente Trump tentava cancelar o programa para muitos imigrantes, mas o presidente Joe Biden deu esperança a quem temia perder o status. Ele apoia uma legislação que daria a Chávez e a centenas de milhares de pessoas como ela a chance de se tornarem cidadãos deste país.

É uma enorme mudança em relação a apenas seis meses atrás, quando um tribunal deu ao governo Trump o direito de suspender o Status de Proteção Temporária (TPS, sigla em inglês) para quatro países, alimentando o medo entre muitos dos 411 mil destinatários do programa.

Agora, esses imigrantes estão depositando suas esperanças no Senado depois que a Câmara aprovou um amplo projeto de lei que permite que eles chamem os Estados Unidos de “lar permanente”. A legislação, que enfrenta perspectivas incertas, oferece um caminho de oito anos para a cidadania para cerca de 11 milhões de pessoas e colocaria os imigrantes que chegaram ao país quando eram crianças e beneficiários do TPS em um caminho ainda mais rápido para se tornarem cidadãos.

Para Chávez, que mora em Springdale, e vem renovando seu status temporário há duas décadas, a legislação pode acabar com os temores de que ela seja deportada sem os filhos. Também permitiria que ela viajasse com mais facilidade para ver sua mãe e irmã em sua cidade natal, em El Salvador.

“Realmente esperamos que tudo mude a nosso favor”, disse Chávez. “Somos boas pessoas. Nós trabalhamos. Pagamos nossos impostos”, continuou.

O secretário de Segurança Interna dos EUA pode designar um país para o TPS à medida que o mesmo se recupera de desastres naturais, guerra ou outras circunstâncias que impeçam as pessoas de voltar para casa com segurança. No outono passado, havia 10 países no programa. O governo Biden, que reverteu algumas das políticas de imigração linha-dura de Trump e enfrenta um aumento na imigração, recentemente adicionou mais dois - Mianmar e Venezuela.

Embora temporário, o programa pode ser renovado.

Mais da metade das pessoas beneficiadas pelo TPS são de El Salvador, que foi designada para o programa depois do terremoto de 2001. Muitos salvadorenhos que inicialmente se qualificaram para o TPS fugiram de seu país após uma guerra civil e estabeleceram raízes em comunidades da Califórnia ao Arkansas. A maioria não tem planos de retornar ao país que ainda vê milhares de pessoas partindo todos os anos em busca de estabilidade econômica e fugindo das gangues.

“Dar a esses imigrantes a capacidade de ficar pode levar muitos a comprar casas e investir em negócios em comunidades nos EUA que ainda se recuperam da pandemia do coronavírus”, disse Manuel Orozco, diretor do Centro para Migração e Estabilização Econômica da organização de desenvolvimento Creative Associates International.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

HC SALON- Helem trabalha em Massachusetts, de segunda à sábado, de 9am as 6pm, em 102 Main Street, em Malden. Ela atende tanto o público feminino, como também masculino (unhas). Informações: (781) 913-0597. Siga nas redes sociais: @helem_cristian

Top News