Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/04/2021 as 10:00pm

Expulsos dos EUA em nome da saúde pública, imigrantes esperam no México

Os abrigos para imigrantes em Las Cruces e El Paso (TX) permanecem praticamente vazios, enquanto os de Juárez, no México, estão lotados

Expulsos dos EUA em nome da saúde pública, imigrantes esperam no México As autoridades disseram que o governo dos EUA deteve um recorde de 19 mil crianças e adolescentes desacompanhados na fronteira em março, o dobro do número do mês anterior

Uma gangue local ameaçou a vida de Leti Baires Ventura, então, a salvadorenha fugiu do país. A caminhada de El Salvador até a fronteira dos EUA com seu filho de 5 anos a pé, de moto e de ônibus lotado levou menos de duas semanas. Em uma ponte para El Paso (TX), ela planejou pedir asilo contando aos funcionários da imigração dos EUA sobre a violência em seu país de origem e os membros da família que esperavam por ela em New Jersey. Em vez disso, um agente da Patrulha de Fronteira (CBP) tirou sua foto e impressões digitais e a deixou no México sem mais perguntas.

"Eu queria pedir asilo, mas não tive oportunidade de conversar. Eles não perguntaram por que eu vim", disse Baires Ventura, de 25 anos, em espanhol durante uma entrevista na semana passada em um abrigo para imigrantes em Ciudad Juárez. "Agora eu não sei. Estamos aqui esperando que algo mude para que possamos atravessar".

Ventura e seu filho, Franklin José, foram duas das mais de 101.800 pessoas expulsas ao chegarem aos EUA em março de acordo com uma cláusula de um código de saúde pública conhecido como Título 42. Sob uma ordem de 2020 emitida pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a CBP tem usado a lei de 1946 para negar a entrada àqueles que potencialmente representam um risco à saúde durante a pandemia de coronavírus, efetivamente fechando a fronteira para imigrantes que desejam pedir asilo legalmente. A prática começou sob a administração Trump e continuou sob o Presidente Joe Biden.

“Qualquer pessoa que chegue à fronteira pode simplesmente ser expulsa”, explicou Fernando García, diretor-executivo da Rede de Fronteiras para os Direitos Humanos, com sede em El Paso (TX). Como resultado, os abrigos para imigrantes em Las Cruces e El Paso (TX) permanecem praticamente vazios, enquanto os de Juárez, no México, estão lotados.

Ventura e seu filho moram no abrigo Pan de Vida, onde 290 pessoas que aguardam entrada nos EUA compartilham 15 casas. As crianças jogam futebol em um campo de terra enquanto os pais lavam roupas e cortam os cabelos nas varandas com poltronas antigas.

Enquanto as famílias, a maioria de El Salvador, Guatemala e Honduras, estão sendo expulsas sob o Título 42, o CDC isentou menores desacompanhados, o que os advogados de imigração dizem ter levado a um aumento de crianças e adolescentes sob custódia dos EUA na fronteira.
“As famílias estão tentando cruzar e sendo expulsas, então elas estão ficando desesperadas e enviando crianças desacompanhadas”, disse Hector Ruiz, advogado da organização sem fins lucrativos Santa Fe Dreamers Project que trabalha em El Paso.

"O Título 42 está resultando em todas essas crianças desacompanhadas e causando muita angústia e confusão", relatou ele, "com as pessoas sendo devolvidas a situações perigosas em Juárez ou outras cidades fronteiriças".

As autoridades disseram que o governo dos EUA deteve um recorde de 19 mil crianças e adolescentes desacompanhados na fronteira em março, o dobro do número do mês anterior.
De acordo com o CBP, mais de 20 mil menores imigrantes, um recorde histórico, agora estão sob custódia daquela agência e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (DHHS), por meio do programa Menores Refugiados Desacompanhados, que trabalha com igrejas e organizações sem fins lucrativos em todo o país para conectá-los com patrocinadores e membros da família.

 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

HC SALON- Helem trabalha em Massachusetts, de segunda à sábado, de 9am as 6pm, em 102 Main Street, em Malden. Ela atende tanto o público feminino, como também masculino (unhas). Informações: (781) 913-0597. Siga nas redes sociais: @helem_cristian

Top News