Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/07/2021 as 8:00pm

Igreja de São José consolou imigrantes nos EUA por quase 3 séculos

A antiga Igreja de São José é um dos lugares mais emblemáticos da Filadélfia, na...

Igreja de São José consolou imigrantes nos EUA por quase 3 séculos Presbitério da antiga Igreja de São José

A antiga Igreja de São José é um dos lugares mais emblemáticos da Filadélfia, na Pennsylvania, não só por ter contribuído com a presença da Igreja Católica nos Estados Unidos, mas também por ser há três séculos um lugar de conforto espiritual e apoio para imigrantes.

Em entrevista para o jornal National Catholic Register, Joseph Pronechen, escritor católico e autor do livro Fruits of Fatima: Century of Signs and Wonders (Os Frutos de Fátima: Um século de Sinais e Maravilhas), disse que o templo histórico de São José, na Filadélfia, foi fundado em 1733. Na década de 1840, recebeu oficialmente o nome de “Antigo”.

Ao longo dos séculos, “inúmeros imigrantes encontraram consolo, alívio e ajuda” na Igreja de São José, conta o escritor. Em 1755, o padre Robert Harding, sacerdote jesuíta e segundo pároco da igreja, “ajudou a cuidar de mais de 480 acadianos franceses necessitados que chegaram à Filadélfia depois que os britânicos os exilaram da Nova Escócia”, conta o escritor. Acádia era o nome dado à região leste do Canadá onde hje ficam as províncias de Nova Escócia, Novo Brunswick e Ilha do Príncipe Eduardo.

Em 1794, a igreja “deu boas-vindas a refugiados brancos e negros que fugiam da revolução em Santo Domingo”. Pronechen disse que dali nasceu “a primeira congregação de católicos negros da cidade”, e que “os registros eclesiásticos mostram” muitos casamentos e batizados de afro-americanos” desde o início do templo.

Em 1840, o padre Felix Joseph Barbelin, jesuíta de origem francesa, ajudou e acolheu “os afro-americanos na missa dominical” e na oração das vésperas. Em 1859, o padre Barbelin abriu uma escola para católicos negros e fundou organizações de ajuda aos “numerosos imigrantes irlandeses e italianos”, ficando “conhecido em toda a cidade como o apóstolo da Escola Dominical”, disse Pronechen.

Pronechen disse que, embora a igreja tenha se enfraquecido no início do século XX, após meio século ela refloresceu com a criação do Parque Histórico Nacional da Independência e do distrito histórico. “Hoje em dia, as pessoas viajam de fora do estado para visitar a nossa paróquia. Vêm para a missa dominical, de todas as partes da cidade e dos subúrbios”, disse Byrne ao escritor.

Ao longo dos anos, o templo recebeu a visita de importantes personagens, inclusive santos. Pronechen contou a história de Francis Drexel, pai de Santa Katherine Drexel. A religiosa americana lutou contra o racismo em relação aos nativos americanos e aos fro-americanos. Seu pai, foi batizado e se casou na Antiga igreja de São José e a frequentava com a esposa e a filha.

Também São John Neumann a visitou quando era bispo da Filadélfia, em meados do século XIX. Durante os anos da Guerra de Independência americana (1777 a 1783), o templo dedicado ao padroeiro universal da Igreja Católica foi visitado pelo marquês de Lafayette (1757-1834) e pelo conde de Rochambeau (1725-1807), comandantes militares franceses que lutaram ao lado dos americanos na guerra de independência.

John Barry (1754-1803), herói naval da guerra de independência e pai da Marinha dos EUA, casou-se e frequentou regularmente a missa na Antiga igreja.

Segundo Pronechen, o templo foi a sede de uma florescente paróquia antes da independência dos Estados Unidos, em 1776. Em 1734, foi o único templo que conseguiu “obter sua independência da lei britânica que proibia as missas públicas para os católicos”. O padre Joseph Greaton, missionário jesuíta, chegou à igreja naquela época e construiu uma pequena capela para a realização de missas públicas. A corte inglesa teve que aceitar a legalidade das celebrações litúrgicas, porque “já havia aprovado a Carta de Privilégios de William Penn, que permitia a liberdade religiosa”. William Penn foi o fundador da Pennsylvania. Há uma placa na igreja comemorando o fato. Naquela época, “a cidade Filadélfia se tornou um centro” do catolicismo “nas colônias”, pois a Antiga Igreja de São José era “o único lugar em todo o mundo de língua inglesa” onde os católicos podiam participar legalmente da “celebração pública do Santo Sacrifício da Missa”, afirmou Pronechen. (fonte: www.acidigital.com)

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com.  Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: nandapizza@hotmail.com. Site: www.wra-usa.com

Top News