Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/08/2021 as 11:00am

"Dreamers" poderão voltar aos EUA após cursar a Universidade de Oxford

O imigrante Jin K. Park é o 1º beneficiado pelo programa DACA a ser agraciado com a renomada bolsa de estudos Rhodes Scholarship, seguido por Santiago Potes

Jin K. Park, morador em Queens (NY), tinha 7 anos de idade quando imigrou aos EUA e será acompanhado em Oxford por Santiago Potes, residente em Miami (FL)

Da redação

O primeiro "Dreamer" a receber a prestigiosa bolsa de estudos Rhodes Scholarship está finalmente pronto para cursar a Universidade de Oxford, na Inglaterra, após anos de incerteza sobre se os EUA permitiriam que ele voltasse ao país onde cresceu como beneficiado do programa DACA. Autoridades federais da imigração aprovaram na semana passada o pedido de Jin K. Park para viajar à Inglaterra nas próximas semanas, de acordo com seu escritório de advocacia WilmerHale, em Boston (MA).

O jovem, cuja família imigrou da Coreia do Sul quando ele tinha 7 anos de idade, será acompanhado em Oxford por Santiago Potes, residente em Miami (FL) e graduado em 2020 pela Columbia University em Nova York que se tornou o 2º imigrante com status DACA a receber a bolsa Rhodes em novembro passado, de acordo com o Rhodes Trust.

“Estamos entusiasmados que dois DACA Rhodes Scholars estarão indo para Oxford no próximo mês para iniciar seus cursos, finalmente, sabendo que podem retornar com segurança e legalmente após seus estudos para as únicas casas que conhecem”, disse Elliot Gerson, o secretário americano aos britânicos organização, que está ajudando a preparar os vistos para os dois novos estudantes.

Potes, que se formou em Columbia com em Estudos do Leste Asiático e Estudos Medievais e Renascentistas, espera usar seu tempo em Oxford para "retribuir aos Estados Unidos, aquilo que o país me proporcionou em todas as oportunidades de sucesso".

Park, que atualmente frequenta a Harvard Medical School em Boston, se recusou a comentar na sexta-feira (27) até receber oficialmente uma cópia da aprovação dos Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS).

O residente em Queens, Nova York, recebeu a bolsa Rhodes em 2018 enquanto estudava em Harvard como estudante de Biologia Molecular e Celular. Entretanto, o jovem de 22 anos "engavetou" os planos de estudar em Oxford para estudar Imigração e Teoria Política enquanto o ex-presidente Donald Trump tentava eliminar o programa DACA, implantado durante a administração do então ex-presidente Barack Obama.

Entre as medidas que o presidente republicano tomou foi rescindir a opção de viagens ao exterior para qualificados do DACA. Isso significava que se Park deixasse o país, ele correria o risco de perder seu status de DACA e potencialmente não ser capaz de retornar aos EUA.

Os beneficiários do DACA, comumente chamados de “Dreamers” por causa de propostas nunca aprovadas no Congresso chamadas DREAM Act, estão protegidos contra a deportação porque foram trazidos para o país ilegalmente em uma idade jovem. O esforço durante anos de Trump para cancelar o DACA enfrentou uma série de desafios legais que efetivamente mantiveram o programa funcionando.

A batalha legal foi culminada por uma decisão da Suprema Corte dos EUA em junho passado, que concluiu que a administração republicana não tomou as medidas adequadas para encerrar o DACA e rejeitou os argumentos de Trump de que o programa é ilegal.

O governo Trump, em seus dias finais, restaurou totalmente o DACA em dezembro passado, começando a aceitar novos requerimentos, petições para renovações de 2 anos e pedidos de permissão para deixar temporariamente o país, que são conhecidos como liberdade condicional antecipada.

Desde que assumiu o cargo em janeiro, o Presidente Joe Biden pediu ao Congresso controlado pelos democratas para aprovar uma legislação codificando o DACA, que o ex-presidente Obama através de ordem executiva em 2012.

O dirigente democrata também propôs dar aos beneficiários do DACA e outros com status legal temporário a possibilidade de obter a cidadania dos EUA como parte de sua promessa de campanha para reformar o sistema de imigração do país. Entretanto, o programa e seus apoiadores sofreram outro golpe no mês passado, quando um juiz federal no Texas considerou o DACA ilegal, impedindo o governo de aprovar quaisquer novos pedidos, mas deixando o programa intacto para os beneficiários já existentes.

Menos de 600 mil imigrantes estavam no DACA no final de junho, menos que o pico de quase 800 mil, de acordo com o USCIS, que se recusou a comentar o caso de Park, citando proteções da privacidade. A agência também não informou quantos imigrantes no DACA solicitaram ou receberam autorização de viagem desde que o programa foi restaurado.
Para se qualificar para o DACA, os imigrantes devem ter entrado no país até 2007 e ter menos de 16 anos quando chegaram.

Park, um defensor vocal dos beneficiados pelo DACA desde que estava na universidade, havia se inscrito para a bolsa como parte de um esforço mais amplo para destacar como os beneficiados do DACA não qualificavam para o prêmio venerado e outros imigrantes como ele.
O esforço levou a organização de Rhodes a expandir a elegibilidade para a bolsa, que foi criada em 1902 pelo empresário e político britânico Cecil Rhodes e patrocina todas as despesas durante pelo menos durante 2 anos de estudos em Oxford, uma das universidades mais renomadas no mundo.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA BRASILEIRA NY-  A advogada brasileira Melissa Kobernitski é especialista em áreas de lesões corporais e negligência médica em acidentes de trânsito. Ela se destaca por sempre oferecer os melhores serviços jurídicos aos seus clientes e garantir que eles tenham suas dúvidas sanadas e que estejam informados sobre o andamento do seu caso até a sua conclusão.

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com.  Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

Top News