Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/01/2022 as 12:00pm

Quatro imigrantes morrem congelados em travessia clandestina do Canadá aos EUA

As mortes trágicas ocorreram na divisa do estado de Minnesota com o país vizinho e entre as vítimas fatais estão uma mulher, um adolescente e um bebê  

Leonardo Ferreira

Um residente na Flórida enfrenta a acusação federal de contrabando de seres humanos depois que uma família de 4 pessoas, incluindo 1 bebê, foi encontrada congelada até a morte durante uma nevasca na fronteira entre o estado de Minnesota e o Canadá.

Na quinta-feira (20), o réu Steve Shand, de 47 anos, foi oficialmente acusado no Tribunal Federal Distrital. De acordo com as acusações criminais, Shand foi preso na quarta-feira (19) enquanto dirigia por uma tempestade em uma estrada de terra no remoto noroeste de Minnesota em uma van que transportava 15 passageiros que ele alugou no Aeroporto Internacional St. Paul em Minneapolis.

As autoridades detalharam que Shand estava planejando pegar 11 imigrantes indianos que tentavam entrar nos Estados Unidos clandestinamente depois de atravessar a fronteira em temperaturas abaixo de zero do Canadá rumo ao Condado de Kittson. Dois dos imigrantes indocumentados estavam na caminhonete com Shand quando ele foi preso cerca de 11 quilômetros na região nordeste de St. Vincent, Minnesota, de acordo com a denúncia. Cinco outros foram detidos cerca de 400 metros ao sul da fronteira enquanto caminhavam em direção ao local de encontro.

Quatro outros, um homem, uma mulher, um adolescente e o bebê, morreram depois de se separarem do grupo durante uma noite quando a temperatura atingiu 10º graus abaixo de zero e os ventos frios provavelmente provocaram a sensação térmica de pelo menos 30º graus negativos. Os quatro mortos eram todos da mesma família, informou um dos imigrantes indocumentados que foi preso.

De acordo com a Polícia Montada Real do Canadá (RCMP), a família não conseguiu chegar aos Estados Unidos. Os corpos foram encontrados na neve no lado canadense, cerca de 10 quilômetros a leste de Emerson, Manitoba, a apenas 10 metros de distância da fronteira.
Uma das pessoas presas, uma mulher, sofreu parada respiratória várias vezes enquanto estava sob custódia das autoridades locais e pode precisar amputar parte de uma das mãos congelada, detalhou a polícia.

Autoridades federais disseram suspeitar que Shand faz parte de uma quadrilha de contrabando de pessoas ainda maior que atua no que as autoridades de patrulha de fronteira chamaram de "área de tráfico de alto volume". Um dos imigrantes detidos relatou às autoridades que pagou "uma quantia significativa em dinheiro" para entrar clandestinamente no Canadá com um visto de estudante fraudulento e planejava ir para a casa de um tio em Chicago (Ill.).

Shand, residente em Deltona (FL), alugou a caminhonete na segunda-feira (17) no aeroporto por 3 dias, de acordo com a denúncia. Ele parou em uma filial da Walmart em Fargo na terça-feira (18) e comprou água engarrafada, suco e lanches.

Na manhã de quarta-feira (19), Shand estava em Kittson County, onde ele ficou com sua caminhonete atolada em uma vala cheia de neve. Um caminhão de remoção de neve que passava rebocou o veículo. O motorista conversou com Shand, de acordo com a denúncia judicial, e Shand disse-lhe que estava a caminho de visitar parentes em Winnipeg, Canadá. O motorista observou que Shand estava acompanhado por 2 homens que pareciam ser descendentes de indianos ou paquistaneses.


Mulher, adolescente e bebê entre os mortos:

Pouco tempo depois, por volta das 8:30 am na quarta-feira (19), Shand foi preso e o grupo de 5 pessoas, que rumavam a pé, foi detido pouco depois. Um homem nesse grupo tinha uma mochila contendo equipamentos para bebês, incluindo roupas, brinquedos, fraldas e remédios, entretanto, não havia nenhum bebê com eles. Autoridades dos EUA alertaram seus colegas canadenses, que iniciaram uma busca por volta das 9:30 am na quarta-feira (19) e encontraram os corpos da família cerca de 4 horas depois.

As autoridades relataram que os imigrantes indocumentados eram naturais de Gujarat, uma região no oeste da Índia. A maioria falava pouco ou nenhum inglês. Todos usavam roupas novas para o frio, muitas delas idênticas, incluindo casacos com capuz, botas isolantes, luvas e máscaras faciais.

Essa foi a segunda viagem de Shand à área neste mês, detalhou a denúncia. No início de janeiro, ele também alugou uma caminhonete de tamanho regular no aeroporto por 3 dias, de acordo com os recibos que a polícia descobriu. Eles também encontraram um recibo de uma estadia no hotel La Quinta em Grand Forks (ND), durante o período em que ele teve a primeira caminhonete alugada.

As autoridades relataram que recentemente encontraram evidências de outras travessias na fronteira na área onde Shand foi preso. Oficiais da patrulha de fronteira descobriram pegadas na neve na mesma época que a viagem realizada por Shand no início de janeiro e as pegadas pareciam ter o mesmo padrão da sola das botas que vários dos últimos detidos estavam calçando.

Os patrulheiros também descobriram evidências de duas travessias clandestinas na fronteira ocorridas em dezembro, segundo a acusação judicial. Shand está sob custódia aguardando uma audiência na segunda-feira (24).




Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

 

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

 

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

WR Construtora- Venha conhecer o Iguaçu Nobre II em Ipatinga (MG). Condomínios de 2 quartos com suíte. Excelente localização. Parcelas à partir de $150 reais semanais. Vendas por WhatsApp: +55-9648-6767.

Top News