Publicado em 15/02/2022 as 7:00pm
Grupo republicano quer se reunir com agências de imigração para “acabar com crise na fronteira”
O grupo, formado por republicanos, escreveu ao diretor interino do ICE, Tae Johnson, e ao comissário do CBP, Chris Magnus, solicitando reuniões com eles sobre a fiscalização da imigração e a segurança das fronteiras, respectivamente.
Da redação
O Congressional Border Security Caucus está buscando uma reunião com os líderes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em ingles) e o Departamento de Proteção das Fronteiras (CBP, sigla em inglês) sobre a crise contínua na fronteira com o México.
O grupo, formado por republicanos, escreveu ao diretor interino do ICE, Tae Johnson, e ao comissário do CBP, Chris Magnus, solicitando reuniões com eles sobre a fiscalização da imigração e a segurança das fronteiras, respectivamente.
"Nossos membros estão extremamente preocupados com os níveis históricos de imigração ilegal que ocorreram no ano passado", dizem os deputados Andy Biggs (R-Arizona) e Brian Babin (R-Texas), em uma carta. “Desde que o presidente Biden assumiu o cargo em janeiro passado, o CBP deteve quase 2 milhões de imigrantes tentando entrar nos Estados Unidos. Esse aumento na imigração ilegal é diretamente atribuível às políticas que foram implementadas pelo governo Biden”, escrevem eles. "Agradeceríamos a oportunidade de discutir nossas preocupações sobre essas políticas, bem como encontrar um meio para trabalhar para fornecer ao CBP os recursos necessários para proteger nossa fronteira".
Os convites surgem no momento em que o governo Biden continua enfrentando uma crise contínua na fronteira sul, com poucos sinais de que os números vão diminuir em breve. Houve mais de 178.800 apreensões de imigrantes em dezembro e relatos de números elevados contínuos em janeiro. O governo Biden atribuiu o aumento, que não chama de crise, a uma combinação de causas profundas na América Central – como pobreza, mudança climática e violência – e o fim dos caminhos legais de asilo imposto pelo governo Trump.
Os republicanos, no entanto, disseram que a crise é culpa de Joe Biden e suas mudanças nas leis impostas na era Trump, incluindo o bloqueio da construção do muro na fronteira e os Protocolos de Proteção aos Migrantes (que estão sendo restabelecidos devido a uma ordem judicial).