Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/04/2022 as 2:00pm

Quase mil imigrantes continuam presos no Texas pela acusação de “invasão de propriedade” após cruzar a fronteira

Na manhã de terça-feira, dia 19, o senador estadual por San Antonio, Roland Gutierrez, visitou a prisão de Dilley, onde alguns desses imigrantes estão detidos.

Da redação

Centenas de imigrantes indocumentados estão atualmente detidos em duas prisões no Texas pela acusação de “invasão criminosa após cruzar a fronteira dos Estados Unidos ilegalmente”. De acordo com as informações, eles estão presos por mais tempo do que o permitido.

Na manhã de terça-feira, dia 19, o senador estadual por San Antonio, Roland Gutierrez, visitou a prisão de Dilley, onde alguns desses imigrantes estão detidos. A repórter investigativa Yami Virgin fez parte do grupo que visitou as instalações. “Manter estas pessoas é inconstitucional e uma tática de campanha cara pela qual o contribuinte é quem está pagando”, disse o legislador.

O senador explicou que o imigrante que atravessar a fronteira pela região de Del Rio, em terras federais, ele será processado e provavelmente, será liberado para responder em liberdade, com uma audiência de imigração marcada para no máximo duas semanas. “Mas se você for pego em um rancho particular, que recebeu permissão do Estado do Texas para prender e punir aqueles que estão cruzando a fronteira em sua propriedade, você pode ficar em uma prisão do Texas por meses”, disse. "Atualmente há mais de mil pessoas sob custódia entre a unidade de Briscoe e a de Segovia. E isso não está certo. Não é quem somos como americanos", acrescentou.

O senador destacou, ainda, que os imigrantes que não têm condições de pagar a fianças, ficam presos até que esses condados possam levá-los a um juiz. “Depois disso, eles são encaminhados ao Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês) para deportação", disse Gutierrez.

Em janeiro, o 4º Tribunal de Apelações decidiu que os imigrantes que foram presos por transgressão, não podem ficar confinados por mais de 15 ou 30 dias porque o Estado não está pronto para o julgamento. O tribunal ordenou que essa prática fosse revertida.

Mesmo assim ainda há mais de 900 imigrantes detidos além do prazo determinado. O senador disse ue é por isso que visitou as instalações prisionais e mostrar para a comunidade o que realmente acontece. “A lei do Texas é clara - os réus presos por contravenção devem ser libertados da prisão até o julgamento se os promotores não apresentarem acusações dentro de 30 dias após a prisão”, finalizou.

Top News