Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/07/2022 as 12:00pm

Ativistas citam brasileiro que se aproveitou de brecha na lei para “ficar escondido” nos EUA após ordem de deportação e solicitar novo visto

Voltar para os EUA depois de ser deportado é “irrelevante” para a elegibilidade de um...

Ativistas citam brasileiro que se aproveitou de brecha na lei para “ficar escondido” nos EUA após ordem de deportação e solicitar novo visto Agência de imigração não quer saber onde imigrante ficou durante período de 10 anos proibido de entrar nos EUA

Voltar para os EUA depois de ser deportado é “irrelevante” para a elegibilidade de um imigrante que visa solicitar um novo status legal, de acordo com a agência de cidadania do Departamento de Segurança Interna em uma nova política.

No passado, o Departamento de Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, sigla em inglês) teriam negado o pedido de acordo com uma lei que exigia que imigrantes indocumentados esperassem fora do país por até 10 anos antes de serem elegíveis para solicitar a volta legal.

Especialistas disseram que a nova política diz que a lei não exige espera em outro lugar, desde que o imigrante não apareça no radar do DHS durante o período de espera.

Emilio Gonzales, que dirigiu o USCIS durante o governo de George W. Bush, disse que isso seria como não perguntar ao imigrante e o imigrante não contar. “Não vamos perguntar onde você esteve durante seu período inadmissível e você não nos diz. É pura loucura”, disse.

Ele acrescentou que quem viveu nos Estados Unidos mais de um ano, ilegalmente, deve sair e esperar 10 anos antes de se inscrever e ser considerado admissível, ou 3 anos de permeceu por menos tempo no país.

O USCIS dizia, anteriormente, que os imigrantes deveriam esperar fora dos EUA durante o tempo previsto. Aqueles que retornassem antes teriam seus pedidos negados. A nova política diz que este não é mais o caso.

Datada de 24 de junho, ela diz que “a localização do não cidadão durante o período estatutário de 3 ou 10 anos e a forma de retorno dele aos Estados Unidos durante este período são irrelevantes para fins de determinação inadmissibilidade”.

Os possíveis imigrantes que tiveram seus pedidos negados com base na localização no momento da solicitação podem apresentar moções para reabrir seus casos.

Em um comunicado ao The Washington Times, o USCIS disse que alguém que saiu e depois voltou para os EUA ilegalmente ainda pode ser bloqueado por outras seções da lei. “Esse indivíduo está sujeito a um motivo adicional e mais oneroso de inadmissibilidade”, disse a agência.

Isso não acalmou os analistas, que disseram que o objetivo geral do memorando é buscar a leniência.

“Este é basicamente um convite para qualquer estrangeiro deportado pagar aos cartéis para contrabandeá-los de volta para os EUA enquanto eles deixam o tempo passar”, disse Rob Law, que chefiou o escritório de política do USCIS no governo Trump e agora é diretor do Centro de Segurança Interna e Imigração do America First Policy Institute.

Rosemary Jenks, vice-presidente da NumbersUSA, que defende controles de imigração mais rígidos, disse que se as pessoas puderem voltar aos EUA e viver sem perder seu lugar na fila, não há motivo para não tentar.

Ela apontou que voltar furtivamente para os EUA após a deportação é um crime, tornando a leniência do governo uma jogada estranha. "O objetivo da leia “3/10 anos” era impedir as pessoas de entrarem ilegalmente, sabendo que não poderiam entrar legalmente por um longo período de tempo", disse explicou.

O USCIS disse que uma razão para esta nova política é trazer unidade às suas operações. A agência disse estar ciente de casos em que diferentes escritórios chegaram a conclusões diferentes sobre como aplicar as regras relativas à localização de um candidato. A agência não forneceu mais detalhes.

O USCIS também disse que a mudança é uma resposta a duas decisões do tribunal distrital federal sobre o assunto.

Um dos casos citados por aqueles contrários à nova foi o de um brasileiro que chegou aos EUA com visto de turista em 1993. Ele ficou mais tempo do que o permitido e recebeu ordem de deportação em 1994, mas não saiu até 2000. Ele conseguiu outro visto de turista em 2002, escondendo sua presença ilegal anterior e permanece nos EUA desde então.

O USCIS descreveu a nova regra como “orientação política”. Ele disse que o manual de políticas não tinha linguagem para lidar com o assunto.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Top News