Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/07/2022 as 2:00pm

Travessia em caminhões não é o único meio perigoso usado pelos imigrantes, afirma pesquisadora

Da redação A travessia ilegal na fronteira entre os Estados Unidos e o México sempre foi um...

Da redação

A travessia ilegal na fronteira entre os Estados Unidos e o México sempre foi um problema para as autoridades, mas nos últimos anos o perigo se tornou maior. Isso porque a forte fiscalização imposta na região, fez com que os coiotes buscassem novas rotas, em regiões desertas e meios muito mais arriscados.

Cada imigrante tem um preço para os contrabandistas. Quem tem menos recursos, caso da maioria, são colocados em viagens mais perigosas, tais como em caminhões de carga que percorrem centenas de quilômetros em condições desumanas.

A recente tragédia que aconteceu em San Antonio, no Texas, foi um exemplo do perigo que os imigrantes enfrentam para tentar entrar nos EUA.

Os imigrantes passam horas em carrocerias apertadas, sem ventilação ou água. Situações que podem levar a morte.

Gabriella Sánchez, pesquisadora de contrabando de pessoas em fronteiras da Universidade de Massachusetts em Lowell, Massachusetts, disse que existe diversos meios utilizados pelos contrabandistas de pessoas. De acordo com ela, para falar sobre todos os métodos que imigrantes e coiotes usam para atravessar a fronteira precisaria do dia todo.

Ela explicou que o método de caminhões lotados de homens, mulheres e até crianças é mais usado porque é mais provável que eles não sejam detectados. “A fronteira entre México e EUA tem trânsito muito intenso de mercadorias e veículos de carga circulam na região e também nas rodovias da Califórnia, Arizona, Novo México e Texas”, explicou.

Outros imigrantes pagam para se esconderem em veículos pequenos, com menos perigo em relação aos caminhões.

Veículos não são usados apenas para cruzar a fronteira. Muitas vezes eles são usados para levar os imigrantes para as cidades grandes, onde é mais fácil para um migrante se dispersar.

"Uma travessia pode custar cerca de US$ 5 mil. Mas, e isso é muito importante saber, os custos variam muito e muitas vezes esse valor não foi pago ainda", diz Sánchez.

Alguns imigrantes são escondidos no assoalho de camionetes ou viajam trancados em vagões de trem. Todos oferecem perigo para a vida.

Há algum tempo, o Departamento de Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês) divulgou, como sinal de alerta, alguns meios usados pelos coiotes e destacou que todos podem terminar em morte.

Em um dos casos chegou a ser engraçado apesar de perigoso. Um imigrante tentou entrar nos EUA escondido dentro do assento de uma van. Outro se escondeu no painel de um carro.

As autoridades alertam que tanto em caminhões fechados quanto nos mais diversos meios, o perigo é o mesmo e pode terminar em tragédia.

Top News