Publicado em 31/08/2022 as 12:00pm
Cidade do Pará registra aumento de imigração ilegal para os EUA, diz jornal
O jornal O Liberal publicou uma reportagem onde relata o aumento da imigração ilegal para os...
O jornal O Liberal publicou uma reportagem onde relata o aumento da imigração ilegal para os Estados Unidos. No texto foi citada a cidade de Rondon do Pará, município que fica no sudeste paraense. A principal explicação é que os residentes se deparam com os relatos de parentes, amigos e conhecidos que decidem partir para os EUA em busca de uma vida melhor. Em outras palavras, um leva o outro.
Nos últimos 12 meses, a imigração de brasileiros para os EUA teve um aumento e Rondon do Pará é incluindo entre as principais cidades que enviaram imigrantes para o território norte-americano.
Dados divulgados pelo Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) divulgou relatórios que mostram que quase 50 mil brasileiros atravessaram a fronteira entre janeiro e setembro de 2021.
De acordo com as informações divulgadas pelo jornal, as rotas e meios usados pelos contrabandistas mudaram ao longo dos anos. Com base nas informações de um suposto agenciador, os brasileiros que vão em unidades familiares são direcionados à Mexicali, no México, de onde seguem para a fronteira com os EUA onde se entregam aos agentes do Departamento de Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês).
O agenciador afirmou que a estadia o processamento no setor da imigração dos EUA demora até três dias para que o imigrante seja liberado. “O governo americano identifica os imigrantes e lhes concede uma estadia de seis meses. Após esse período, se permanecer no país, a pessoa cai na ilegalidade”, afirmou.
Na região do Pará, os brasileiros costumam pagar a quantia de US$ 15 mil pela travessia e os agenciadores determinam um prazo de dois meses para que eles comecem a pagar a dívida. (com informações do jornal O Liberal)