Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/09/2022 as 8:00am

Brasileira é denunciada por fraudar dezenas de imigrantes com serviços de imigração

O Procurador-geral Bob Ferguson anunciou na quarta-feira, dia 28, que um processo foi aberto...

Brasileira é denunciada por fraudar dezenas de imigrantes com serviços de imigração Procuradoria diz que mesmo após alerta, brasileira continuou a oferecer serviços em seu site

O Procurador-geral Bob Ferguson anunciou na quarta-feira, dia 28, que um processo foi aberto contra uma empresa de Seattle (Washington) depois que ela foi denunciada por cobrar milhares de dólares de imigrantes que buscavam asilo no estado e depois os abandonando no tribunal de imigração.

De acordo com o Gabinete do Procurador, Ana Caroline Pinto do Nascimento, proprietária da ACN & Associates, LLC, tem como alvo imigrantes do Brasil. Quatro pessoas apresentaram queixas, dizendo que ela disse às famílias que irá representá-las nos tribunais de imigração, mas nunca apareceu.

Além disso, quando essas vítimas pediam o dinheiro de volta, ela recusa a devolver ou atrasava o processo.

A Procuradoria revelou que depois de investigar Nascimento, foi descoberto que ela não é advogada licenciada no estado de Washington e não tem formação em Direito. “Ana Nascimento se aproveita das esperanças dos imigrantes de encontrar asilo ou trabalho em nosso estado para lucrar em cima disso. Depois de pegar o dinheiro, ela os abandona quando eles mais precisam – quando estão diante de um juiz de imigração”, disse Ferguson. "Ela privou dezenas de famílias de um advogado qualificado e as enganou pegando o dinheiro suado delas”, acrescentou.

O Procurador reafirmou que sua equipe processará golpistas de imigração que exploram famílias que simplesmente querem viver e trabalhar no estado de Washington. O seu escritório acredita que Nascimento enganou cerca de duas dúzias de famílias de imigrantes e cobrou até US$ 6.000 por seus serviços.

Uma das denúncias recebidas pela Procuradoria foi de um conhecido de uma das vítimas de Nascimento, que falava inglês.

Leia o que ele escreveu em sua denúncia: "O que é particularmente obsceno sobre esse abuso de uma mãe solteira indefesa em busca de segurança nos EUA, é que o fato da tal profisisonal se recusar a devolver o donheiro está realmente impedindo-a de avançar com representação legal competente... ela pode ser deportada por causa dessa fraude/roubo".

Outra reclamação veio de um brasileiro que buscava asilo em Seattle. Ele, sua companheira e seu filho de 9 anos deixou o Brasil depois que o proprietário do imóvel os ameaçou e impôs um toque de recolher. A família tinha uma audiência de imigração em março e foi até Nascimento pedir ajuda. No entanto, quando eles foram ao tribunal, e ninguém apareceu, mesmo tendo receido por isso.

O homem ligou para Nascimento e mandou mensagens perguntando onde estava seu advogado: "Eu estou aqui no tribunal agora, e eu deveria ter um advogado aqui. Meu Deus! Eu me sinto perdido! Eu já paguei US$ 500. Como faço para recuperar meu dinheiro? Porque eu tenho que conseguir outro advogado com urgência. Se não, eles vão me deportar", escreveu o homem em uma mensagem de texto enviada para o assistente de Nascimento.

O assistente respondeu: "Quando iniciamos o seu processo, a Dra. Ana era advogada. Agora, ela não é mais advogada, mas paralegal".

Apesar de um alerta feito pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em abril, Nascimento continuou a operar seus negócios. A única mudança que foi feita desde que o aviso foi emitido, foi que ela mudou seu site de português para inglês.

De acordo com o comunicado de imprensa emitido na quarta-feira, Ferguson está buscando penalidades civis e restituição para as famílias que foram vítimas dos golpes de Nascimento e seus negócios. Um processo foi aberto no Tribunal Superior do Condado de King.

O Procurador afirma que as ações de Nascimento violam o Immigration Services Fraud Prevention Act, porque ela não é uma advogada licenciada no estado de Washington, embora ela claramente anuncie os serviços de imigração.

Ferguson disse que a venda ilegal de serviços jurídicos de maneira enganosa como essa é uma violação da Lei de Proteção ao Consumidor.

Qualquer pessoa que acredite ser vítima de fraude nos serviços de imigração deve registrar uma reclamação no escritório da Procuradoria através do telefone 1-800-551-4636, de 10:00 a.m. às 3:00 p.m., de segunda a sexta-feira.

 

Top News