Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/12/2022 as 5:00pm

Imigrantes citam, novamente, caso do brasileiro que cometeu suicídio em centro de detenção no Novo México para protestar

Funcionários de centro são acusados de racismo e maus-tratos a imigrantes Pela segunda...


Funcionários de centro são acusados de racismo e maus-tratos a imigrantes

Pela segunda vez neste ano, imigrantes detidos no Novo México fizeram uma greve de fome para protestar contra as condições desumanas dentro de instalações de detenção privadas. “As condições das pessoas detidas no centro se tornaram cada vez mais terríveis”, disse Zoe Bowman, é advogada do Las Americas Immigrant Advocacy Center.

Atualmente, ela representa alguns imigrantes detidos no Centro Correcional do Condado de Cibola.

Bowman disse que mais de duas dúzias de imigrantes participaram de uma greve de fome a partir de 19 de outubro. De acordo com uma carta aberta manuscrita e assinada pelo grupo, eles sofreram tratamento racista, negligência, danos psicológicos e até tortura.

Bowman afirmou que muitos dos imigrantes também enfrentaram um processo de imigração inadequado.

“Há muitos problemas de comunicação entre os funcionários que trabalham lá e as pessoas detidas, tentando entender o que está acontecendo em seu caso legal”, disse Bowman.

O grupo de imigrantes inclui homens da Colômbia, Venezuela, Nicarágua, Peru e Equador. De acordo com Bowman, muitos deles estavam fugindo da violência em suas terras de origem, mas acabaram dentro de instalações de detenção privadas nos EUA.

Na carta, o grupo diz que chegou a um ponto de ruptura depois que um brasileiro detido no Centro de Detenção do Condado de Torrance cometeu suicídio e um imigrante no Centro do Condado de Cibola também tentou tirar sua vida. “Acho que as condições se tornaram muito perigosas nesta instalação. Muitas pessoas estão chegando a um ponto de desespero”, disse Bowman. “A greve de fome está em pausa agora, mas vários homens desmaiaram de fome nas últimas semanas, pressionando o ICE a concordar em revisar seus pedidos de liberdade condicional”, acrescentou.

Até agora, pelo menos 7 imigrantes foram deportados. Esta é a segunda greve de fome entre imigrantes em um centro de detenção privado no Novo México este ano.

Quase uma dúzia de detidos dentro do centro de detenção do condado de Torrance também realizaram greve no final de setembro por motivos semelhantes. As instalações de Torrance e Cibola são operadas pela CoreCivic.

Bowman acredita que as greves de fome em ambos os locais estão destacando injustiças no processo de imigração – especialmente quando envolve empresas privadas.

“Parece que essas empresas prisionais privadas funcionam impunemente”, disse ela. “Tem sido muito bem documentado que existem condições abaixo do padrão e abusos acontecendo nesses centros de detenção; ainda assim, eles permanecem em operação, as pessoas permanecem sob sua custódia”, acrescentou.

O grupo do condado de Cibola diz que não quer que mais ninguém sofra as condições que eles experimentaram. “Já testemunhamos uma, a trágica morte de um jovem, e parece inevitável que algo semelhante volte a acontecer em breve”, finalizou a advogada.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ATLAS- Seu celular parcelado é aqui. Todas as marcas de Iphone e Samsung. À partir de $22,23 por mês. Ligue para Atlas Celular. Parcelamos seu celular em até 36 vezes sem juros. Ligue: (781) 730-2915.

USEND- O melhor dólar para fazer envios ao Brasil tá no app Usend! Aproveite taxa zero com o cupom BrazilianTimes e envie agora mesmo! www.usend.com

Beneficial Financial- você e a sua família sempre em boas mãos. Somos a empresa mais confiável no mercado de seguros com milhares de clientes satisfeitos em todo o mundo. Seguros de saúde à partir de $90 por mês. Ligue para Luiz Silva: (561) 302-2947.

Top News