Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/01/2023 as 8:00am

Detenções de imigrantes de 4 países da América Latina caem drasticamente

Da redação O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, sigla em inglês)...

Da redação

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, sigla em inglês) divulgou dados que mostram um declínio acentuado na detenbção de certos imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente.

De acordo com as informações, os encontros com cubanos, haitianos, nicaraguenses e venezuelanos por agentes da Patrulha de Fronteira caíram 97% desde dezembro. O número médio de detenções desses países - um indicador-chave da imigração ilegal - é de 115 por dia, abaixo dos 3.367 por dia no início de dezembro, segundo a agência.

Diante das contínuas críticas republicanas às políticas de fronteira "imprudentes", o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disse em um comunicado: "Essas medidas ampliadas de fiscalização das fronteiras estão funcionando".

Ele acrescentou: "é incompreensível que alguns estados que se beneficiam dessas medidas de fiscalização altamente eficazes estejam tentando bloqueá-las e causar mais imigração irregular em nossa fronteira sul".

Os novos dados chegam quando um grupo de estados liderados pelo Partido Republicano está processando o governo Biden por causa de sua mais recente iniciativa de política de imigração.

Mas o governo está creditando o declínio ao lançamento simultâneo de seus programas de repressão nas fronteiras e liberdade condicional para cubanos, haitianos e nicaraguenses.

No início deste mês, o México concordou em aceitar 30.000 imigrantes por mês desses três países mais a Venezuela, enquanto os EUA se comprometeram a estabelecer um caminho estreito de liberdade condicional para eles. “Percebemos que essas são soluções temporárias e não permanentes”, disse um alto funcionário do governo na semana passada, enfatizando a necessidade de ação do Congresso.

O programa de liberdade condicional foi uma expansão de um processo anterior apenas para cidadãos venezuelanos que tinham certas limitações. Agora, desde 5 de janeiro, cerca de 1.700 receberam liberdade condicional nos EUA por meio do programa expandido, enquanto outros milhares foram aprovados e aguardam viagem.

Top News