Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/01/2023 as 9:00am

Texas fica em silêncio após membro da Guarda Nacional atirar em imigrante na fronteira

Da redação Um membro da Guarda Nacional do Texas atirou e feriu um imigrante na fronteira dos...

Da redação

Um membro da Guarda Nacional do Texas atirou e feriu um imigrante na fronteira dos Estados Unidos com o México. O casop aconteceu no dia 15 de janeiro, enquanto o soldado tentava deter a pessoa, de acordo com registros estaduais.

Acredita-se que seja a primeira vez que um membro da Guarda Nacional implantado em uma missão de fronteira estadual chamada “Operação Lone Star” feriu outra pessoa ao disparar uma arma.

Os ferimentos do imigrante não foram fatais.

Apesar de ter ocorrido há 15 dias, o fato só veio à tona na semana passada, depois de ter sido relatado pela primeira vez pelo Army Times e Texas Tribune.

O Departamento Militar do Texas não respondeu as perguntas da imprensa sobre quantas vezes os membros da Guarda dispararam uma arma desde o início da missão, em 2021.

O tratamento do tiroteio - descrito em um relatório militar interno obtido pela Associated Press - levantou preocupações de transparência em torno de uma operação de segurança de fronteira estatal que custa US$ 4 bilhões que cresceu em tamanho e autoridade sob o governador republicano Greg Abbott.

As armas de fogo não são comumente usadas entre os milhares de agentes e oficiais que patrulham a fronteira dos EUA e que encontram imigrantes ao longo do Rio Grande, e estes oficiais dizem que quando tiros são disparados, é prática comum avisar o público.

Mas o governo do Texas se calou e até agora não falou sobre o ocorrido.

Não está claro se o soldado atirou intencionalmente. De acordo com um relatório militar interno, o soldado seguiu uma unidade da Patrulha de Fronteira até uma casa abandonada ao longo do Rio Grande enquanto perseguia quatro imigrantes. Um deles resistiu à detenção e começou a socar e lutar com o membro da Guarda, que sacou uma arma de fogo pessoal e “disparou uma vez”. O imigrante caiu sobre dele.

O imigrante foi baleado no ombro esquerdo e levado para um hospital em McAllen.

A fronteira e o alto número de imigrantes que cruzam para os EUA se tornaram a questão principal de Abbott, que está iniciando um terceiro mandato como governador do Texas e não descartou uma candidatura presidencial em 2024. Os legisladores estão preparados para continuar financiando a operação, que inclui cerca de 5.000 membros da Guarda, que estão autorizados a fazer prisões.

Top News