Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/02/2023 as 7:00pm

O drama do imigrante indocumentado nos EUA

Hoje, ao percorrer pouco mais de três milhas entre o trabalho e o local onde moro, pude...

Hoje, ao percorrer pouco mais de três milhas entre o trabalho e o local onde moro, pude observar diversos outdoors com anúncios que dizem “ hiring now”, em tradução literal; contratamos agora. São diversas, as oportunidades para quem veio, ou está aqui de forma legal. Viver ilegal aqui é estar condenado ao subemprego e consequentemente a uma baixa remuneração. A internet está repleta de conteúdo produzido por pessoas que ganham dinheiro vendendo a ilusão do “sonho americano”, um sonho que pode facilmente tornar-se um pesadelo, se o caminho escolhido for o caminho da ilegalidade. Nessa busca, o candidato a emigrar, após ter o pedido de visto negado, muitas vezes, por falta de planejamento, o que inclui uma assessoria especializada, vai atrás de um suposto facilitador “o coiote”, este, vai tentar “devorar” o desafortunado migrante, prometendo-lhe uma travessia segura, algo que não existe, pela bagatela de cem mil reais ou mais, alguns até fazem parcelamento da dívida, que poderá ser paga com o fruto do trabalho em solo americano. Ao chegar e se deparar com a dura realidade, o indocumentado ver-se em um beco sem saída, pois o salário que ganha é pouco, isso se conseguir trabalhar, e não pode voltar para o Brasil, por ter vendido tudo em busca do “sonho americano”. Já vi brasileiros chorarem ao contarem suas histórias. Tenho ouvido relatos de muitos que aqui estão; estes afirmaram não retornarem à sua terra natal por não poderem ou por carregarem um sentimento de fracasso, o que os fazem sentirem-se envergonhados da família e dos amigos. Há histórias de sucesso financeiro, mas estas, não tenho ouvido muitas ultimamente.

Como se não bastasse todas as dificuldades já aqui mencionadas, a maioria dos recém-chegados enfrentam ainda a dificuldade com o idioma, muitos não sabem pedir sequer uma água para beber, quiçá terem conversas sobre emprego com norte-americanos, o que faz com que fiquem refém e tenham sua força de trabalho explorada por outros brasileiros que já falam um pouco do inglês. E o cidadão comum, o nativo norte americano que está alheio a toda essa problemática, como age diante de quem não sabe falar a língua dele? Esse questionamento, foi feito a mim há alguns dias por um amigo que vive no Brasil. a resposta foi obtida da forma mais original possível, ou seja, vivenciei a resposta, e posso assegurar que grande parte deles, age com impaciência, mesmo que seja em uma situação em que eles serão os beneficiados. falam: você está no meu país, portanto, fale a minha língua.

Alguns certamente ao lerem esse texto, dirão: esse cara tá escrevendo isso porque já está lá, ganhando milhares de dólares. é! eu já ouvi isso. Alguns pensam que quando relatamos as dificuldades sofridas aqui, queremos desincentivar a vinda de mais pessoas, não é! O obejetivo é simplesmente expor as circunstâncias em que vive o indivíduo em situação migratória ilegal.

Chegar aos EUA, sem estar minimante preparado é como nascer novamente, porém desta vez, órfão.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Fonte: Edilson Guerra

Top News