Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/02/2023 as 8:00pm

Documentos revelam linguagem racista e violenta dos oficiais do ICE contra requerentes de asilo negros

Em uma cadeia de e-mails, um funcionário do ICE compara as deportações aos esportes.

Os defensores dos direitos de imigração divulgaram uma série de documentos recém-obtidos revelando a linguagem racista e violenta usada pelos funcionários do Departamento de Imigração e da Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) contra os requerentes de asilo negros.

De acordo com as informações obtidas, as comunicações entre os agentes são de 2020 e 2021, período em que o governo Biden deportou em massa requerentes de asilo negros para Camarões e outros países africanos no que ficou conhecido como “voos da morte”.

Dezenas de requerentes de asilo camaroneses deportados enfrentaram tortura, violência sexual e alguns desapareceram ao retornar ao seu país de origem. Na época, eles também denunciaram a tortura por parte dos agentes do ICE que os agrediram e os detiveram e muitas vezes os forçaram violentamente a assinar suas ordens de deportação.

Em uma cadeia de e-mails, um funcionário do ICE compara as deportações aos esportes.

Em um comunicado, Luz López, do Projeto de Justiça para Imigrantes do Southern Poverty Law Center, disse: “Os imigrantes negros sofrem tratamento injusto e cruel pelas políticas racistas de imigração dos EUA quando buscam segurança contra violência relacionada a gangues, instabilidade política e desastres extremos”, disse.

Ele acrescentou que “por décadas, os imigrantes negros tiveram seus direitos de devido processo negados e sofreram tratamento imoral e desumano em violação das leis americanas e internacionais, expondo-os a mais abusos, discriminação e até mesmo à morte”.

Top News