Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/02/2023 as 1:00pm

Deputado apresenta projeto da carteira de motorista para imigrantes indocumentados no Texas

“Esse requisito draconiano afeta as comunidades marginalizadas, independentemente de raça, etnia ou status legal”, acrescentou.


Deputado Ramon Romero

A Reform Immigration for Texas Alliance (RITA), com o apoio de funcionários eleitos, se reuniu para uma coletiva de imprensa na terça-feira, dia 7, na Sala de Imprensa do Palestrante no Capitólio do Texas para lançar a Statewide Advocacy Community Agenda de 2023 para a 88ª sessão legislativa.

“Em meio a uma nova sessão legislativa definida para criminalizar, reprimir e visar imigrantes vulneráveis, pessoas de cor e famílias texanas, a diversificada e poderosa aliança estadual de organizações de imigrantes conhecida como RITA lança oficialmente a Statewide Advocacy Community Agenda de 2023. Este ano, estamos incluindo a monumental campanha Drive Texas Adelante para garantir carteiras de motorista para todos os texanos e renovando nossa estratégia para resistir à odiosa, xenófoba e racista Operação Lone Star. Juntos, afirmaremos políticas eficazes e centradas nas pessoas que apoiem o crescimento do emprego e oportunidades econômicas para comunidades em todo o Texas”, comentou Betty Camargo, coordenadora do RITA.

Desde 1999, o Texas exige prova de residência legal para obter uma carteira de motorista, tornando nossas estradas inseguras e adicionando encargos indevidos para famílias e empresas. “Esse requisito draconiano afeta as comunidades marginalizadas, independentemente de raça, etnia ou status legal”, acrescentou.

De acordo com ela, adultos de baixa renda ou trabalhadores de baixa renda, imigrantes indocumentados, pessoas em situação de rua, sobreviventes de violência doméstica e tráfico humano, pessoas deslocadas por desastres naturais, indivíduos anteriormente encarcerados e outros grupos que não conseguem cumprir os requisitos rígidos de elegibilidade da carteira de motorista são deixados de fora de uma participação mais lucrativa na economia.

No dia 7 de fevereiro, ao anunciar sua agenda, a RITA lançou oficialmente a campanha2023 Drive Texas Adelante, defendida pelo deputado estadual Romero, que apresentou o projeto de lei 1869 da Câmara. Se aprovado, esse projeto criaria uma carteira de motorista condicional, permitindo que mais texanos participassem com segurança do crescimento econômico.

"Os texanos estão cansados ​​de um punhado de funcionários eleitos em todo o estado tornando nossas comunidades menos seguras ao visar nossa família e vizinhos imigrantes. Todo texano, de Del Rio a Atlanta e Los Fresnos a Las Colinas, merece políticas inteligentes que aliviem encargos indevidos sobre as pessoas que tentam apoiar suas famílias e contribuir com suas comunidades. Estamos orgulhosos de apoiar o esforço do deputado Romero para fornecer licenças de motorista condicionais aos texanos necessitados e esperamos apoiar nosso parceiro RITA, defendendo a justiça imigratória na 88ª legislatura do Texas", disse Jaime Puente, Diretor de Oportunidades Econômicas da Every Texan.
Ao criar um caminho para carteiras de motorista condicionais, o Texas poderia se juntar aos 18 estados e ao Distrito de Columbia que implementaram com sucesso programas que concedem acesso a carteiras de motorista a todos os seus residentes, independente do status de imigração. Esta permissão condicional é apenas para fins de direção e não é válida como prova da identidade do titular para qualquer finalidade federal, incluindo votação. A organização destacou que os residentes no Texas merecem uma oportunidade de se deslocar com segurança para a igreja, escola ou trabalho, independentemente de suas circunstâncias ou status legal.

Lançamento da campanha de apoio ao projeto

O projeto de lei do deputado Romero ajudará a garantir um crescimento econômico seguro muito além deste biênio ao criar essa oportunidade.
“Nossa equipe da La Unión del Pueblo Entero (LUPE) continua a se organizar em comunidades no sul do Texas, e as comunidades continuam a priorizar a carteira de motorista como uma política importante que impactaria positivamente suas vidas no cotidiano. Os texanos merecem soluções sensatas, não um teatro político que coloque nossas famílias imigrantes em perigo. É por isso que estamos orgulhosos de apoiar o projeto de lei do deputado Romero que forneceria aos texanos uma carteira de motorista condicional e a capacidade de participar de forma mais completa e segura em nossa comunidade", disse Daniel Diaz, diretor político do LUPE.

Top News