Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/02/2023 as 10:00am

Legisladores da Flórida aprovam projeto de realocação de imigrantes para estados santuários

Da redação Os legisladores da Flórida aprovaram na sexta-feira, dia 10, um projeto de lei...

Da redação

Os legisladores da Flórida aprovaram na sexta-feira, dia 10, um projeto de lei que permitiria ao estado pegar e realocar imigrantes de qualquer lugar nos Estados Unidos, uma prática que o estado empregou no ano passado quando levou alguns indocumentados do Texas e os deixou em Martha's Vineyard, Massachusetts, o que gerou uma grande polêmica.

Membros da Câmara Estadual votaram por 77 a 34 para aprovar o SB-6B. O Senado Estadual aprovou o projeto na semana passada.

A legislação criou o Programa de Transporte Estrangeiro Não Autorizado que permite ao estado realocar imigrantes se eles tiverem sido processados ​​pelo governo federal.

O projeto de lei está indo para a mesa do governador da Flórida, Ron DeSantis, para sua esperada assinatura.

O projeto de lei veio depois que DeSantis mapeou voos para transportar 49 imigrantes de San Antonio, Texas, para Martha's Vineyard no ano passado. A medida atraiu o desprezo dos democratas e resultou em questões legais sobre se o governador tinha autoridade para mover imigrantes fora de seu estado.

O projeto de lei destinaria US$ 10 milhões para o transporte de imigrantes para áreas de santuário.

"O governo federal não só falhou como se recusou a tomar qualquer medida para lidar com o aumento de mais de 200% nos confrontos na fronteira", disse o senador estadual Blaise Ingoglia, o patrocinador do projeto. "Na verdade, a administração Biden tomou medidas para piorar o problema. O estado da Flórida não é, e nunca será, um estado santuário. É hora dessas cidades santuário colocarem seu dinheiro no que eles defendem".

Os democratas criticaram o projeto e o chamara de jogo político. "O que estamos vendo com a maioria de nossos colegas republicanos é que eles realmente não se importam com a responsabilidade", disse o Deputado Dotie Joseph (Miami). "Eles querem dar ao governador carta branca para fazer o que ele quiser, independentemente da legalidade, constitucionalidade ou qualquer outra coisa", acrescentou.

Já os republicanos elogiaram os esforços para transferir imigrantes para cidades-santuário em meio a níveis de imigrantes detidos na fronteira.

No mês passado, DeSantis ativou a Guarda Nacional em meio a uma onda de imigrantes na região de Florida Keys. Isso resultou na detenção de mais de 300 imigrantes no Parque Nacional Dry Tortugas, que fica a 70 milhas a oeste de Key West.

"Acho que as pessoas estão cansadas de ter uma fronteira aberta sem estado de direito neste país", disse DeSantis a repórteres na semana passada. "Podemos apenas sentar aqui e não fazer nada sobre isso ou podemos realmente nos levantar e dizer que quaisquer ferramentas que temos à nossa disposição, vamos usar", destacou.

Top News