Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/03/2023 as 3:00pm

Imigrante indocumentado que trabalhou como agente de patrulha de fronteira dos EUA ajuda veteranos que enfrentam deportação

Raul Rodriguez, de 54 anos, passou grande parte de sua carreira profissional trabalhando em duas agências federais que frequentemente encontram pessoas tentando entrar ilegalmente nos EUA.


Raul descobriu que sua certidão de nascimento nos EUA era falsa

Um ex-agente da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês) que estava acostumado a deportar imigrantes descobriu que ele também é um indocumentado. Após a descoberta, Raul Rodriguez perdeu o emprego e mudou totalmente o seu foco.
Agora, ele tenta ajudar os veteranos que enfrentam a deportação.

Raul Rodriguez, de 54 anos, passou grande parte de sua carreira profissional trabalhando em duas agências federais que frequentemente encontram pessoas tentando entrar ilegalmente nos EUA.

O veterano das forças armadas dos EUA estima que que ajudou a deportar milhares de pessoas como oficial da Patrulha de Fronteiras na Gateway International Bridge, que liga o México aos EUA em Brownsville, Texas – e antes disso com funcionário do Departamento de Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS, sigla em inglês).

Mas sua carreira na aplicação da lei foi interrompida depois que ele entrou com um pedido de visto para seu irmão, e investigadores federais que verificaram em seu histórico havia uma certidão de nascimento mexicana com seu nome.

Rodriguez, mais tarde, confirmou com seu pai que sua certidão de nascimento norte-americana era falsa e que ele era mexicano e estava nos Estados Unidos sem permissão. A patrulha da fronteira o demitiu, dizendo que sua falta de cidadania o tornava inelegível para trabalhar no local.

Seus amigos e ex-colegas da agência o rejeitaram e as autoridades de imigração começaram a trabalhar para deportá-lo.

Os defensores de Rodriguez argumentaram que seu trabalho anterior para o governo dos EUA poderia torná-lo um alvo para os violentos cartéis de drogas que controlam o tráfico no México ou outros criminosos ao sul da fronteira. Eles também observaram que ele tinha ficha militar limpa e sua esposa, Anita, funcionária dos USCIS, era cidadã deste país.

Em novembro, um juiz de imigração finalmente concedeu a Rodriguez o que é conhecido como cancelamento da remoção, o que lhe dá a chance de se tornar um residente legal nos EUA. Mas apenas 4.000 desses casos são aprovados anualmente, por isso ele terá que esperar um tempo.

Rodriguez está gastando parte dessa espera como voluntário para uma organização chamada Repatriate our Patriots, que ajuda pessoas que serviram nas forças armadas dos EUA, não tem permissão para estar no país e agora enfrentam a deportação.

A diretora de operações e divulgação do grupo, Diane Vega, procurou Rodriguez depois que sua esposa escreveu sobre ele nas redes sociais alguns anos atrás. Fora do trabalho e recebendo benefícios por invalidez decorrentes de um ferimento na cabeça durante seu serviço na marinha, Rodriguez concordou em usar seu conhecimento do sistema de imigração para ajudar os advogados a rastrear veteranos sob custódia da imigração.

Ele também conversou com veteranos deportados que voltaram recentemente e estão lutando para recomeçar a vida.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News