Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/03/2023 as 10:00am

Residentes de Condado em New Jersey pressionam legisladores por caminho para a cidadania a indocumentados

Essa data não é atualizada há décadas em meio ao impasse partidário em Washington, deixando cerca de oito milhões de pessoas sem os meios para obter um green card.


Wind of the Spirit defende imigrantes em NJ

 

Vários residentes do condado de Madison, em New Jersey, se reuniram na manhã do dia 09 para pedir aos legisladores que criem um caminho para a cidadania de milhões de imigrantes indocumentados.

O grupo de defesa dos direitos dos imigrantes Wind of the Spirit organizou uma coletiva de imprensa em sua sede no James Building, na Green Village Road, para instar o Congresso a atualizar a data de registro na Lei de Imigração e Nacionalidade. A disposição do registro permite que residentes indocumentados solicitem a cidadania, desde que vivam no país durante uma data específica.

Essa data não é atualizada há décadas em meio ao impasse partidário em Washington, deixando cerca de oito milhões de pessoas sem os meios para obter um green card.

“Pode-se dizer que ninguém é mais americano do que aquele que escolheu ser. Certamente não há nada mais americano do que a imigração. Alguns se esquecem disso, mas estamos aqui para lembrar o que por tanto tempo realmente tornou a América grande”, disse a co-fundadora da Wind of the Spirit, Maria Eugenia Vargas. “Por quase 100 anos, o Congresso viu a sabedoria em acolher aqueles que trabalharam e construíram este país por longos anos. Eles fizeram isso através do registro”, acrescentou.

Vargas observou que a data do registro foi atualizada quatro vezes entre 1929 e 1986, quando o presidente Ronald Reagan assinou um projeto de lei permitindo que pessoas indocumentadas e pessoas com status temporário de imigração tenham o direito de solicitar a cidadania, desde que vivam nos EUA desde 1º de janeiro de 1972. Cinquenta anos depois, a data limite está paralisada naquele dia, 50 anos atrás.

“Nos anos seguintes, praticamente todos os outros caminhos para a cidadania foram obstruídos por governos hostis e, diríamos, políticos excessivamente cautelosos que deveriam estar do nosso lado”, disse Andrew McGovern, estrategista legislativo da Wind of the Spirit.

As pessoas que têm outros caminhos para a cidadania, como ter um cônjuge ou pai que é cidadão dos EUA, agora enfrentam atrasos de vistos e outros obstáculos. Andrew disse que atualizar a data do registro - que antes era considerado um ato não partidário - iria "restaurar um bem público" e "corrigir um erro que persiste por muitos anos".

Durante a coletiva, alguns moradores do Condado compartilharam as suas histórias. Uma delas, Blanca Ruby Soto, que reside em Morristown há 25 anos, paga impostos, apoia a economia local e trabalha como empregada doméstica, ainda não tem cidadania. Ela e outros disseram que a atualização da data de registro não só beneficia
ria os indocumentados, mas impulsionaria a nação economicamente.

Cindy Cordero, moradora de Plainfield, disse que deixou a Guatemala há 14 anos. Ela havia se formado em enfermagem em seu país natal, mas não conseguiu encontrar um emprego devido à falta de oportunidades para enfermeiras. A imigrante disse que quer tratar e ajudar as pessoas em sua atual comunidade, mas, apesar de sua experiência, foi rejeitada todas as vezes que se candidatou a um emprego na área por falta de autorização de trabalho.

Seu marido, por sua vez, trabalha como mecânico e paga impostos há 22 anos. Os dois querem ser reconhecidos como cidadãos para obter melhor ajuda para sua filha, que tem autismo.

NOVO PROJETO
Wind of the Spirit agendou a coletiva de imprensa para coincidir com outra coletiva realizada em Washington, DC, por cinco deputados democratas reintroduzindo um projeto de lei para atualizar a data de registro no Congresso.

O projeto estabeleceria uma data de registro fixa e contínua de sete anos no país, o que significa, por exemplo, que qualquer pessoa que mora aqui desde pelo menos 2016 se qualificaria para a cidadania este ano, ou qualquer pessoa que se mudasse em 2017 se qualificaria no próximo ano e assim por diante.

Patrocinado por democratas da Califórnia, Illinois e New York, o projeto de lei tem uma página; busca apenas atualizar a disposição do registro. Ele é uma reintrodução de uma legislação que parou depois de ganhar cerca de 80 co-patrocinadores, incluindo os deputados por New Jersey, Donald Payne Jr., D-8, e Bonnie Watson Coleman, D-12.

Desde então, Payne assinou um contrato para co-patrocinar o projeto de lei reintroduzido, e Vargas e McGovern pediram ao restante da delegação de New Jersey que siga o exemplo.
McGovern reconheceu que o projeto de lei enfrenta uma batalha difícil, mas, como o DREAM Act para residentes indocumentados que imigraram quando crianças, é importante manter a conversa na esfera pública.

“O DREAM Act é como uma chama que precisa ser cuidada até que funcione, e nós sentimos o mesmo pela lei de registro”, disse ele, “especialmente porque perdemos tempo no que costumava ser um processo normal e comum de atualização a data do registro”.
Vargas descreveu o projeto de lei da Câmara como “a legislação inclusiva de as comunidades precisam”.

Para saber mais sobre a Wind of the Spirit, visite www.wotsnj.org



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News