Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/03/2023 as 4:00pm

FBI disse que EUA desmascaram espião russo que se disfarçava de brasileiro

As investigações mostraram que Cherkasov fazia parte de um círculo fechado de manipuladores russos cujo objetivo era se infiltrar em Washington, D.C., e forjar conexões com os órgãos norte-americanos de segurança.


Espião russo Sergey Cherkasov se passava pelo brasileiro Victor Ferreira nos EUA

Na quarta-feira, dia 20 de março, as autoridades dos Estados Unidos informaram que um homem que se apresentava como um estudante brasileiro de pós-graduação em Washington, DC, foi desmascarado pelos agentes do FBI. De acordo com as informações, ele é um espião russo e seu nome verdadeiro é Sergey Cherkasov.

O homem viveu quase cinco anos vivendo como Ferreira e ele chegou aos Estados Unidos em 2018 após ser aprovado para pós-graduação na Johns Hopkins University. Ele, que tinha 33 anos, fingia ser um esforçado estudante brasileiro de 20 anos.

As investigações mostraram que Cherkasov fazia parte de um círculo fechado de manipuladores russos cujo objetivo era se infiltrar em Washington, D.C., e forjar conexões com os órgãos norte-americanos de segurança.

Ele tinha uma certidão de nascimento com o nome de “Victor Muller Ferreira”, a qual foi supostamente emitida em 2009, um ano antes de Cherkasov entrar no Brasil. Depois, há registro de uma carteira de motorista com o mesmo nome, mas com a foto de alguém que não era Cherkasov. Tudo isso sugere que oficiais russos abriram caminho para o espião com antecedência.

Aproveitando-se de vulnerabilidades no sistema de imigração e manutenção de registros do Brasil, o Kremlin também contou com ajuda de autoridades brasileiras. Um tabelião que assinou muitas das submissões fraudulentas de Cherkasov recebeu presentes, incluindo um colar Swarovski, de acordo com a acusação dos Estados Unidos.

Durante seus dois anos em Washington, o espião apresentou relatórios a seus chefes no serviço de inteligência militar da Rússia, com foco na resposta de altos funcionários do governo de Joe Biden às movimentações do exército russo antes da guerra na Ucrânia, de acordo com uma declaração do FBI.

Depois de se formar, o Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia chegou a oferecer-lhe um estágio de seis meses no ano passado – assim que a corte começou a investigar crimes de guerra russos na Ucrânia, o que seria uma oportunidade única para infiltrar-se.

No entanto, após um alerta do FBI, autoridades holandesas rejeitaram Cherkasov, colocando-o em um avião de volta ao Brasil em abril, onde ele foi preso ao pousar e agora cumpre pena de 15 anos de cárcere por fraude de documentos (em relação à sua identidade falsa).

O caso revelou vulnerabilidades persistentes nas defesas ocidentais, mais de uma década depois que o FBI prendeu 10 agentes russos, ganhou as manchetes globais e gerou uma popular série de televisão, “The Americans”. Funcionários da Casa Branca reconhecem que a agência descobriu a identidade de Cherkasov e afiliação ao GRU somente após sua chegada aos Estados Unidos, de acordo com reportagem do jornal The Washington Post.

Segundo investigação do Post, Cherkasov é apenas uma minúscula peça de uma operação contínua de redes de inteligência russas em toda a Europa e Estados Unidos, que começou após a invasão russa da Ucrânia e causou graves danos às agências de espionagem do Kremlin.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News