Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/07/2023 as 5:00pm

Congressista do Texas reintroduz projeto de lei para barrar entrada de falsas famílias imigrantes pela fronteira

Da redação O deputado republicano Lance Gooden, do Texas, está reintroduzindo uma...

Da redação

O deputado republicano Lance Gooden, do Texas, está reintroduzindo uma legislação exigindo que o Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) colete dados biométricos de imigrantes na fronteira sul para impedir o tráfico humano e a fraude de pedidos de asilo.

A "Lei de Verificação Biométrica para Entrada e Reconfirmação de Identificação Forense (B-VERIFY)" exigiria que o DHS realize testes de DNA para comprovar as relações familiares entre um imigrante indocumentado e um menor. A legislação também propõe a utilização dos resultados do teste de DNA para combater a fraude de identidade.

“Cartéis violentos estão usando crianças como peões em suas operações ilícitas nas fronteiras, enquanto criminosos condenados se infiltram em nossas fronteiras sem oposição. Enquanto isso, o governo Biden permanece adormecido”, afirmou o deputado Gooden. “É imperativo que o Congresso arme nossas agências de aplicação da lei com os recursos necessários para proteger nossa segurança nacional e nossas fronteiras do horror do tráfico humano”, destacou.

A reintrodução do projeto segue um número recorde de menores imigrantes desacompanhados na fronteira sudoeste, com 81.437 crianças encontradas neste ano fiscal.

O governo Trump expandiu o uso de dados biométricos em 2020 por meio de um programa piloto que reprimiu famílias imigrantes suspeitas de fraude. No entanto, os contratos expiraram e não foram renovados pelo governo Biden.

O senador Ed Markey (D-MA), e dez de seus colegas democratas tentaram impedir o plano de Trump na época, dizendo que "colocaria nas mãos do governo federal grandes quantidades de dados biométricos obtidos sem o consentimento de centenas de milhares de imigrantes que não fizeram nada além de buscar uma vida melhor no país".

Já Lance Gooden, disse que o projeto deveria ter apoio bipartidário. “Todos sabem que devemos garantir que criminosos não trafiquem crianças como membros de famílias”, afirmou.

"A Lei B-VERIFY seria um grande passo para proteger nossa fronteira sul", disse Greg Sindelar, CEO da Fundação de Políticas Públicas do Texas. “Ao coletar esses dados biométricos, o DHS poderá expor melhor os pedidos de asilo errôneos, evitar fraudes na imigração e proteger as crianças do tráfico humano”, explicou.

Senadores republicanos, como Ted Cruz, R-Texas, culparam o governo Biden pelo aumento da criminalidade na fronteira. Ele dirigiu suas palavras a ao presidente, dizendo: "As mulheres que são abusadas sexualmente durante a travessia ilegal é culpa de Biden. As crianças que são brutalizadas cruzando ilegalmente, sua culpa de Biden".

O presidente Biden instruiu as autoridades a não recusarem menores desacompanhados. O número de crianças imigrantes detidas na fronteira sudoeste dobrou durante a atual presidência.

Top News