Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/08/2023 as 10:00am

Imigrantes abandonados por contrabandistas são encontrados mortos perto da fronteira entre Texas e México

As autoridades mexicanas disseram que fizeram buscas no local por terra e ar e encontraram dois corpos no dia 15.


Foto divulgada pelo estado de Coahuila

Autoridades mexicanas relataram que encontraram os corpos de dois migrantes que faziam parte de um grande grupo abandonado por contrabandistas no deserto próximo à fronteira de Del Rio, no Texas.

De acordo com as informações, os corpos foram encontrados durante uma busca iniciada depois que agentes do Departamento de Proteção da Fronteira e Alfândega dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês) informaram ao México, na terça-feira, dia 15, sobre relatos de quatro possíveis mortes.

Tudo começou quando o grupo de 16 pessoas partiu com os contrabandistas na semana passada de duas cidades a oeste de Monclova, Coahuila, mas foi abandonado a caminho da fronteira, segundo um comunicado do Instituto Nacional de Migração (INM).

Doze membros do grupo conseguiram chegar à cidade fronteiriça mexicana de Acuña e foram detidos pelas autoridades dos EUA ao cruzar a fronteira. Eles informaram ao CBP que quatro pessoas morreram ao longo do caminho e indicaram a localização aproximada dos corpos.

As autoridades mexicanas disseram que fizeram buscas no local por terra e ar e encontraram dois corpos no dia 15.

A busca feita em conjunto com INM, a polícia estadual de Coahuila e Guarda Nacional do México continuou no dia seguinte.

O jornal El Tiempo de Monclova relatou que os migrantes eram moradores das comunidades agrícolas de Ocampo e Cuatro Ciénegas, todos eles homens mexicanos.

O jornal Vanguardia publicou fotos que supostamente mostram os imigrantes desaparecidos.

Ambos os veículos de imprensa disseram que o Escritório do Procurador-Geral de Coahuila está investigando possíveis atos criminosos relacionados à tragédia.

Top News