Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/08/2023 as 10:00am

Mais de 20 mil imigrantes estão sob custódia na fronteira

De acordo com os dados, a maioria dos setores ao longo da fronteira sul está excedendo sua capacidade e o Setor de El Paso, no Texas, lidera com 4.551 pessoas em suas instalações.


Imagens feitas pela CBS News mostram um grande grupo de imigrantes dentidos

Atualmente, mais de 20.000 imigrantes estão sob custódia do Departamento de Proteção de Fronteiras e Alfândega dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês), um número jamais visto desde a semana que antecedeu o fim do Título 42. As informações foram confirmadas por fontes do Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) e divulgada pelo NewsNation.

De acordo com os dados, a maioria dos setores ao longo da fronteira sul está excedendo sua capacidade e o Setor de El Paso, no Texas, lidera com 4.551 pessoas em suas instalações.

A última vez que os números de capacidade estavam tão altos foi antes do Título 42, uma política da era pandêmica que permitia que autoridades fronteiriças impedissem a entrada de imigrantes nos EUA por motivos de saúde pública.

Essa política terminou em maio.

As forças de segurança ao longo da fronteira entre os EUA e o México testemunharam um aumento de imigrantes tentando atravessar a fronteira nas semanas anteriores à expiração da política. Poucos dias antes da expiração, em 11 de maio, fontes disseram que havia mais de 25.000 imigrantes sob custódia do CBP.

Nos dias imediatamente após a expiração do Título 42, no entanto, as detenções e as travessias de imigrantes, bem como o número de pessoas que evitaram as forças de segurança, diminuíram drasticamente.

Há relatos, no entanto, de que as travessias ilegais aumentaram novamente recentemente.

Dados obtidos pelo The Washington Post mostram que as travessias na fronteira sul aumentaram pelo menos 30% em julho, com agentes dos EUA realizando mais de 130.000 prisões ao longo da fronteira com o México no mês passado - um aumento em relação às 99.545 prisões feitas em junho.

Esse aumento nas travessias, segundo o Post, foi "mais registrado" nos desertos do sul do Arizona, com 40.000 prisões em julho, o maior total mensal em 15 anos.

Agentes na área de Tucson disseram que estão sobrecarregados com isso e têm dificuldade em patrulhar a fronteira porque estão ocupados transportando ou processando centenas de pessoas todos os dias.

Top News