Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/09/2023 as 10:00am

Proposta para hospedar imigrantes em motel de Yarmouth (MA) gera revolta

Na semana passada, o estado interveio para apoiar o pessoal e as famílias de imigrantes que chegam a Massachusetts, ativando a Guarda Nacional.


Imigrantes são alojados em hotéis

À medida que a crise imigratória em Massachusetts se agrava, autoridades afirmam que os voluntários estão sobrecarregados com a crescente demanda por habitação de emergência para famílias. "Neste momento, as organizações sem fins lucrativos no limite e tão sobrecarregadas que não podem fornecer mais pessoal", disse o Senador Estadual Jamie Eldridge, Democrata por Acton.

Na semana passada, o estado interveio para apoiar o pessoal e as famílias de imigrantes que chegam a Massachusetts, ativando a Guarda Nacional. "Somos gratos aos bravos homens e mulheres da Guarda Nacional por se disporem a nos ajudar a garantir que todas as famílias em abrigos de emergência tenham suas necessidades atendidas", escreveu a governadora Maura Healey em parte de sua declaração.

Crianças estão sendo matriculadas em escolas públicas em todo o estado, mas as organizações sem fins lucrativos locais afirmam que as necessidades das famílias de imigrantes não param por aí. "O Haiti tem enfrentado desafios terríveis. Desastres naturais, insegurança alimentar, a infestação de atividades de gangues e muitos estão fugindo para os EUA", disse o Pastor Dieufort Fleurissaint, diretor executivo do True Alliance Center, uma organização de base religiosa que defende a comunidade haitiana.

A organização espera apoiar tanto famílias de imigrantes quanto residentes em abrigos locais. "Muitos vieram às igrejas em busca de assistência espiritual, social e física, e então podemos abordar, em um pequeno passo, algumas das necessidades que estão enfrentando. Esse é o tipo de parceria que gostaríamos de ter com o estado para aliviar o fardo", disse o pastor.

Com o inverno se aproximando, o estado está trabalhando rapidamente para adicionar mais habitação.

Isso inclui o motel Yarmouth Resort, que planeja reservar até 100 quartos para famílias de imigrantes, uma medida contra a qual os vizinhos em Cape Cod protestaram no sábado, dia 02.

Desde 2022, mais de 1.500 hotéis temporários e novos abrigos permanentes foram adicionados em todo o estado.

O Escritório Executivo de Habitação e Comunidades Habitáveis afirmou em um comunicado: "A administração está explorando todas as opções para expandir a capacidade de abrigar famílias para atender à crescente demanda".

O Estado de Massachusetts continua a expandir o seu apoio a centenas de famílias imigrantes que chegam pedindo ajuda, a maioria vindos do Haiti.

Mas nem todo mundo concorda com esse apoio. Neste domingo, 3, alguns moradores de Yarmouth, se manifestaram contra abrigar imigrantes no Cape Cod. Eles alegam que existem americanos necessitados que não recebem a mesma ajuda, incluindo veteranos de guerra.

O protesto é específico contra a reserva de 100 quartos num hotel de Yarmouth para abrigar temporariamente famílias imigrantes. Os manifestantes foram às ruas demonstrar sua indignação com o fato do governo estadual estar gastando dinheiro para abrigar os imigrantes recém-chegados

Mas Massachusetts tem uma lei chamada “Right to Shelter”, que obriga o governo a fornecer abrigo e ajuda.

De acordo com os dados, até o momento, quase 20.000 imigrantes já foram acolhidos nos últimos dois meses e Massachusetts disponibilizou quartos em mais de 80 cidades.

Top News