Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/09/2023 as 8:00am

Mês da Herança Latinx começa a ser celebrado dia 15

Da redação O Mês da Herança Hispânica Nacional é uma comemoração anual reconhecida pelo...

Da redação

O Mês da Herança Hispânica Nacional é uma comemoração anual reconhecida pelo governo federal dos Estados Unidos, que vai de 15 de setembro a 15 de outubro e celebra as contribuições e a influência dos hispano-americanos na história, cultura e conquistas deste país.

Na University of Northern Colorado (UNC), entretanto, a comemoração anual é celebrada como o Mês da Herança Latinx. Segundo Rodolfo Vargas, diretor do Centro Cultural César Chávez da UNC, a decisão de chamar esta celebração de Mês da Herança Latinx é para que os estudantes com herança cultural de países latino-americanos tenham um sentimento mais forte de pertencimento.

O US Census Bureau estima que havia cerca de 63,7 milhões de hispânicos nos EUA em 2022, um novo recorde. Eles representavam 19% da população do país.

“Ao discutir a herança latina ou hispânica, aludimos a uma rica tapeçaria de identidades intrincadas e entrelaçadas”, disse Tobias Guzman, vice-presidente da Divisão de Diversidade, Equidade e Inclusão da UNC. “Isso nos convida a uma profunda jornada de compreensão e descoberta, principalmente para quem não está familiarizado com suas nuances”.

“É importante abordar as diferenças entre alguns conceitos, não só para sermos mais precisos nas nossas formas de nos referirmos a determinados grupos identitários, mas também para compreender que dentro de uma comunidade, existem outras comunidades com diferentes conjuntos de valores culturais diferenciados, origens e elementos de identidade compartilhados”, disse Vargas.

Ele explicou: “Hispânico refere-se a pessoas que falam espanhol e/ou são descendentes de populações de língua espanhola, enquanto Latinx se refere a pessoas que são ou descendentes de pessoas da América Latina. Depois disso, uma pessoa do Brasil, Haiti ou Guiana é latina porque esses países estão na América Latina, mas não é hispânica porque não são países de língua espanhola. Ao mesmo tempo, uma pessoa da Espanha, na Europa, ou da Guiné Equatorial, na África, é hispânica, mas não latina. E como a maioria dos países da América Latina fala espanhol, é por isso que em muitos casos os conceitos se confundem como se significassem a mesma coisa. Hispânico é um conceito cunhado em 1980 pelo governo dos EUA por meio do censo nacional para se referir a uma pessoa de cultura ou origem cubana, mexicana, porto-riquenha, sul ou centro-americana ou outra cultura ou origem espanhola, independentemente da raça”.

Ele destacou que é importante notar que o conceito de hispânico é usado apenas nos EUA. No entanto, as pessoas na América Latina usam o conceito Latinx para se referirem a si mesmas e a outros países dentro desse território. A letra “x” em Latinx refere-se a um substantivo de gênero neutro. O espanhol é uma língua onde os substantivos têm gênero, portanto, para que um substantivo se refira não apenas ao masculino (latino) ou ao feminino (latino), mas também a uma população de gênero neutro, o uso de “x” tornou-se mais popular nos últimos anos.

Atualmente, a identidade hispânica e latina é usada indistintamente na documentação oficial como etnia. De acordo com o Pew Research Center, esta identidade pan-étnica inclui diferentes raças e origens. A identidade afro-latina é distinta e pode existir juntamente com a identidade hispânica de uma pessoa. E algumas pessoas de origem hispânica não se identificam como hispânicas.

“Como estudante latina na UNC, sinto-me honrada por todos os esforços que a universidade tem feito nos últimos anos, especialmente para se tornar uma instituição de serviço hispânico”, disse Arely Patricio, estudante da Escola de Enfermagem. “Para mim, celebrar o Mês da Herança Latinx é compartilhar quem eu sou com a comunidade universitária”, acrescentou.

O Mês da Herança Hispânica começa em 15 de setembro e é celebrado por vários países como México, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Honduras e Nicarágua.

O início oficial das celebrações do Mês da Herança Latinx na UNC começa sexta-feira, 15 de setembro, à 1:30 pm, no Centro Cultural César Chávez.

Top News