Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/09/2023 as 6:00am

Organização de Estudiosos Imigrantes promove eventos para afastar o medo dos imigrantes na Flórida

A Organização de Estudiosos Imigrantes (ISO, sigla em inglês) da Florida International...

Organização de Estudiosos Imigrantes promove eventos para afastar o medo dos imigrantes na Flórida Faculdade foca em alunos imigrantes

A Organização de Estudiosos Imigrantes (ISO, sigla em inglês) da Florida International University (FIU) busca fomentar as ambições acadêmicas tanto de estudantes imigrantes quanto de não imigrantes. A missão dela é motivar os estudantes a continuar sua educação e também mudar a perspectiva sobre a população imigrante nos Estados Unidos.

A presidente, Alicia Rosales, é uma estudante sênior de relações internacionais. Ela fundou o clube na primavera passada, com a esperança de aumentar a conscientização sobre as necessidades dos estudantes imigrantes.

Rosales, que é imigrante, entende em primeira mão as dificuldades que surgem ao se adaptar a um novo lugar. "Sou uma estudante imigrante. Imigrei em 2016 e tive dificuldades para me encaixar e me integrar. Eu queria ser capaz de manter minha identidade e cultura enquanto enfrentava problemas que são estruturais e burocráticos. Nem sempre as pessoas têm os recursos para ajudar estudantes imigrantes", disse Rosales. "Ao vir para a FIU e ver professores com sotaques e que chegaram muito longe e são pessoas inteligentes com diplomas, eu me senti vista", destacou.

A ex-aluna Angel Reji é membro da ISO. Ela acredita que a presença do clube é positiva e reconfortante, especialmente diante da recente legislação anti-imigrante. "Há um grande movimento para retirar os direitos dos imigrantes. Está sendo aprovada muita legislação que é anti-imigração e anti-diversidade. A diversidade é extremamente importante para a FIU e para o nosso país como um todo", disse ela.

Apesar de ser uma organização recente, a ISO manteve um alto nível de atividade. Na última primavera, eles organizaram um Workshop sobre Centros de Detenção que se concentrou nos centros de detenção do Sul da Flórida e nas duras realidades dos imigrantes indocumentados e refugiados.

"Isso está acontecendo, especialmente em nosso estado. Analisamos qual é a população e quem são os patrocinadores. Também discutimos como esses centros diferem de abrigos e o que os torna únicos e, às vezes, controversos", disse Rosales.

A organização também realizou uma palestra jurídica chamada "Pacote Anti-Imigração", com um painel de advogados de imigração e ativistas. O Projeto de Lei do Senado 1718 do Governador Ron DeSantis serviu como ponto focal da discussão, com membros da ISO e palestrantes discutindo como esse projeto de lei representa uma ameaça aos estudantes imigrantes e suas famílias.

"Planejamos ter essas 'Conversas Jurídicas' a cada semestre. No evento, trouxemos um ativista do 'Florida Student Power' e também tivemos o presidente da 'Sociedade de Direito de Imigração da FIU' se juntando", acrescentou.

Rosales compartilhou seus sentimentos de comunidade em relação ao evento. "Gostei da forma como todos nós nos reunimos para aprender sobre o projeto de lei. Foi um momento de dúvida em que estávamos todos tentando nos apoiar nesses tempos incertos. Queremos nos afastar desse discurso do medo e contar às pessoas a verdade", disse ela.

Reji também comentou sobre o valor educacional dessas discussões em torno de um tema altamente controverso. "Gostei muito dessa discussão, especialmente porque era um dos tópicos quentes na época. Alicia trouxe defensores da imigração para fornecer fatos, já que havia muita desinformação. Sou uma estudante de direito em perspectiva, então estou interessada em aprender mais sobre essas leis", disse Reji.

Apesar deste ser o último semestre de Rosales como presidente, ela está ansiosa pelo crescimento da associação. Ela acredita que a organização tem o potencial de dar aos estudantes imigrantes e aos filhos de imigrantes uma sensação de pertencimento. "Queremos destacar suas histórias e criar um espaço seguro para todos compartilharem suas preocupações. Este é um lugar para ajudar os estudantes a navegar na educação superior", disse Rosales. "Neste outono, estou muito animada porque temos planos mais organizados e mais aliados. Também estarei ajudando o novo presidente na transição antes de me formar. Vai ser emocionante, mas estou muito animada para o crescimento do clube." (com informações: www. panthernow.com)

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com

Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com

Fonte: Da redação

Top News