Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/12/2023 as 12:00pm

Illinois cancela acampamento de imigrantes em Brighton Park

Autoridades de Illinois interromperam permanentemente a construção do acampamento para...

Autoridades de Illinois interromperam permanentemente a construção do acampamento para imigrantes em Brighton Park, em Chicago, na terça-feira, citando preocupações ambientais.

Essa decisão leva autoridades estaduais e municipais de volta à estaca zero para encontrar opções alternativas de moradia para milhares de migrantes que têm vivido em tendas improvisadas, delegacias de polícia, igrejas e abrigos superlotados.

O governador JB Pritzker anunciou a decisão em comunicado após uma revisão da Agência de Proteção Ambiental de Illinois (IEPA) de um relatório encomendado pela cidade, que identificou altos níveis de mercúrio, chumbo e outros elementos tóxicos no local.

A "IEPA citou preocupações relacionadas à amostragem insuficiente de solo e remediação. Dado o tempo significativo necessário para realizar amostragens adicionais, processar e analisar os resultados, e implementar remediação adicional correspondente, o Estado trabalhará com a Cidade para identificar opções alternativas de abrigo", afirmou o comunicado do escritório de Pritzker.

"Minha administração está comprometida em manter os solicitantes de asilo seguros enquanto trabalhamos para ajudá-los a conquistar a independência", disse Pritzker no comunicado. "Não prosseguiremos com o alojamento de famílias em um local onde sérias preocupações ambientais ainda estão presentes."

Illinois havia interrompido a construção na segunda-feira até que o estudo ambiental fosse revisado pela IEPA. Um dia antes, a cidade divulgou um comunicado afirmando que o local seria "seguro para uso residencial temporário" após a remoção do solo contaminado e a conclusão de outros trabalhos de remediação.

Autoridades estaduais afirmam que estão preparando outra localização de abrigo em uma filial da CVS na Pulaski Road, em Little Village, para abrir ainda neste mês. O alderman Michael Rodriquez, cujo distrito inclui Little Village, afirmou à Axios que ouviu tanto críticas quanto apoio dos residentes e destacou a importância de proporcionar uma alternativa para as condições precárias em que alguns migrantes, incluindo crianças de três anos, têm vivido.

Fonte: Da redação

Top News