Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/12/2023 as 5:00pm

Autoridades registram liberação de 5.000 imigrantes indocumentados diariamente na fronteira dos EUA

da redação Funcionários do governo dos Estados Unidos revelaram em particular aos...

da redação

Funcionários do governo dos Estados Unidos revelaram em particular aos legisladores que, em média, cerca de 5.000 imigrantes indocumentados estão sendo liberados diariamente na fronteira do país. Essa informação foi compartilhada durante uma sessão informativa na última sexta-feira para a delegação congressual do Arizona, os comitês judiciários da Câmara e do Senado, além dos comitês de Segurança Interna da Câmara e do Senado.

A administração Biden confirmou aos legisladores que, no último ano fiscal, mais de 670.000 imigrantes ilegais evitaram a Patrulha da Fronteira. Esses dados foram apurados pela Fox News, que teve acesso a informações detalhadas fornecidas por funcionários do Departamento de Segurança Interna. O Secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, já havia reconhecido anteriormente que o número ultrapassava os 600.000.

Uma revelação adicional indicou que, em média, 5.000 imigrantes ilegais são diariamente liberados para organizações não governamentais (ONGs), que oferecem assistência aos migrantes e, em alguns casos, os auxiliam a chegar aos seus destinos. Caso esse ritmo persista ao longo do ano, o total de entradas ilegais poderá ultrapassar 1,8 milhão nesse período.

Enquanto isso, nos pontos de entrada, uma média de 1.600 migrantes está sendo processada e liberada diariamente através do uso de liberação humanitária pelo aplicativo CBP One. Essa autoridade, estabelecida pelo Congresso para ser utilizada "caso a caso" por razões humanitárias urgentes ou benefício público significativo, tem sido alvo de críticas por parte dos republicanos, que alegam abuso por parte da administração.

Agentes da Patrulha da Fronteira relataram encontros com migrantes de mais de 150 países, destacando a diversidade da crise migratória. Na última semana, o recorde diário de encontros foi quebrado, com mais de 12.000 migrantes chegando à fronteira em um único dia. Este episódio ocorre após um recorde de 2,4 milhões de encontros no ano fiscal de 2023 e uma alta mensal recorde de mais de 260.000 em setembro.

No setor de Tucson, epicentro do recente aumento de migrantes, os agentes da Patrulha da Fronteira estão em desvantagem de 200 para 1 no campo, conforme relatado por autoridades.

A administração Biden busca financiamento adicional para a fronteira do Congresso, com um pedido de $14 bilhões. Este montante inclui financiamento para cuidados a migrantes, custos relacionados à remoção acelerada e ajuda para cidades. No entanto, a aprovação tem sido bloqueada até o momento, já que os republicanos buscam impor limites nas liberações nos EUA, aumentando os padrões de triagem de asilo e reduzindo o uso de liberação condicional - propostas que encontram resistência por parte de alguns democratas.

A administração, sob o argumento de enfrentar uma crise hemisférica, destaca a necessidade de financiamento e reforma imigratória para corrigir um sistema que considera quebrado. Além disso, enfatiza uma expansão significativa das "vias legais de migração" e afirma ter aumentado as consequências para a entrada ilegal desde o fim da Lei 42 em maio.

Na sessão informativa, funcionários foram questionados sobre as ações do governo dos EUA em colaboração com o México para conter grandes grupos de migrantes que viajam de trem até a fronteira. Embora tenham destacado a preocupação com a segurança dos não cidadãos, não foram fornecidos detalhes sobre medidas para impedir que os migrantes embarquem nos trens.

Esta semana, o presidente Biden expressou abertura para "compromissos significativos" em relação à crise na fronteira. No entanto, o Secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, defendeu a administração, argumentando que as propostas dos republicanos estão fora de cogitação, mas reconhecendo que algumas são "razoáveis e merecem discussão".

Top News