Publicado em 12/12/2023 as 9:00am
Arizona vai lançar operação para ajudar a garantir segurança na fronteira
Da redação Em resposta a milhares de imigrantes cruzando para Lukeville, Arizona, nos...
Da redação
Em resposta a milhares de imigrantes cruzando para Lukeville, Arizona, nos últimos meses, a governadora Katie Hobbs está lançando a Operação SECURE para ajudar a trazer ordem e garantir proteção na fronteira. Ela visitou o Porto de Entrada de Lukeville no sábado (09) e postou fotos no "X", anteriormente conhecido como Twitter, mostrando sua reunião com agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês).
A Operação SECURE significa segurança, fiscalização, coordenação e resposta uniforme. O novo escritório de segurança na fronteira mobilizará recursos estaduais adicionais e servirá como um centro de coordenação para operações de segurança na fronteira.
O objetivo do escritório é garantir que os recursos locais, estaduais e federais sejam utilizados adequadamente para manter uma fronteira humana e organizada, conforme divulgado em um comunicado de imprensa do escritório de Hobbs.
O escritório será financiado com US$ 2 milhões provenientes do American Rescue Plan Act.
Hobbs postou um vídeo no "X" no qual ela afirmou estar trabalhando para fornecer à CBP os recursos necessários para reabrir o Porto de Entrada de Lukeville. O porto de entrada foi fechado na última segunda-feira.
"Estou aqui na fronteira para avaliar a situação pessoalmente e trabalhar com a Patrulha de Fronteira para fornecer os recursos de que eles precisam. Enquanto eu for governadora, farei o que estiver ao meu alcance para acabar com o caos na fronteira", disse Hobbs em seu vídeo. "Não tenho medo de enfrentar políticos de qualquer lado que não estejam fazendo o que é do melhor interesse do Arizona."
Hobbs também anunciou que enviou uma carta ao Presidente Joe Biden que dizia em parte: "A recente decisão de fechar o Porto de Entrada de Lukeville levou a uma crise humanitária incontrolável na área e colocou a segurança e o comércio do Arizona em risco".
Na carta, Hobbs expressou a importância dos portos de entrada na economia do Arizona e pediu à administração Biden que mobilizasse os 243 membros da Guarda Nacional já presentes no setor de Tucson para ajudar a reabrir o local de Lukeville. Hobbs também solicitou o reembolso de mais de US$ 512 milhões gastos pelo estado em operações na fronteira, incluindo transporte de migrantes, interdição de drogas e aplicação da lei.
Na semana passada, centenas de imigrantes da América Central, América do Sul e até mesmo da África formaram fila e aguardaram para se entregarem aos agentes da patrulha de fronteira para serem processados.
Alguns imigrantes do Equador disseram estar fugindo da violência e ameaças de gangues em seu país de origem. Outros disseram estar em busca de melhores empregos e oportunidades devido às dificuldades econômicas em suas terras natais.
Nas últimas semanas, a patrulha de fronteira tem sido sobrecarregada pelo aumento nas travessias de imigrantes, e a CBP redirecionou agentes nos portos de entrada do Arizona, Califórnia e Texas para ajudar os agentes.
No fim de semana, a CBP fechou uma ponte para pedestres em San Ysidro, Califórnia, para concentrar recursos na fronteira, e no início de 27 de novembro, suspendeu as operações de processamento de veículos na Ponte Internacional Eagle Pass 1.