Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/01/2024 as 12:00pm

Mais de 22 milhões de imigrantes indocumentados vivem em famílias de “Status Misto”

da redação Há quase quatro décadas desde a última aprovação de uma reforma imigratória...

da redação

Há quase quatro décadas desde a última aprovação de uma reforma imigratória expressiva e positiva pelo Congresso, um número recorde de famílias de status misto enfrenta a angústia da possível separação de entes queridos. A proposta de um caminho para a cidadania, especialmente para cônjuges e pais indocumentados, não apenas acarretaria benefícios econômicos cruciais, mas também ofereceria certeza aos empregadores e, sobretudo, tranquilidade para milhões de famílias norte-americanas.

Com milhões de imigrantes indocumentados vivendo em famílias de status misto, a expectativa é que o Congresso finalmente proporcione uma chance há muito aguardada por essas famílias em busca de justiça, segurança e um futuro mais promissor na nação que chamam de lar.

Uma família de status misto é aquela que inclui pelo menos um membro indocumentado (incluindo aqueles sob proteções como Status de Proteção Temporária ou Ação Diferida para Chegadas na Infância) convivendo com pelo menos um membro não indocumentado (como cidadão americano, titular de green card ou outro imigrante temporário legal).

Segundo estimativas da FWD.us, cerca de 22 milhões de pessoas, ou 1 em cada 15 residentes dos EUA, vivem em famílias de status misto.

Estados como Califórnia, Texas, Flórida e Nova York concentram alguns dos maiores contingentes de indivíduos em famílias de status misto, com mais da metade (52%) desses indivíduos residindo nesses quatro estados. Além disso, aproximadamente 10% ou mais de todos os residentes em cada um desses estados – Califórnia, Nevada, Nova Jersey e Texas – fazem parte de famílias de status misto.

Apesar do Congresso manter a unidade familiar como princípio fundamental na política imigratória ao longo de décadas, muitos cônjuges e pais indocumentados de cidadãos americanos ainda enfrentam obstáculos para ajustar seu status e obter green cards devido a barreiras de inadmissibilidade.

Essas limitações na legislação imigratória vigente forçam famílias a permanecerem em situação de status misto, vivenciando a ameaça constante de separação e impondo a entes queridos a ansiedade permanente de uma possível deportação a qualquer momento.

A correção do nosso sistema imigratório falido é uma questão pessoal para milhões de norte-americanos que integram famílias de status misto. Diante da incerteza diária que milhões de cidadãos americanos enfrentam sobre a possibilidade de serem separados de suas famílias, está mais do que na hora de o Congresso fornecer alívio, e a administração tomar todas as medidas possíveis para protegê-los.

Top News