Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/06/2024 as 10:00pm

Prefeita de Boston descarta fechar abrigo temporário em meio a aumento de demandas

A prefeita de Boston, Michelle Wu, anunciou que não há planos para transformar um edifício...

A prefeita de Boston, Michelle Wu, anunciou que não há planos para transformar um edifício que tem abrigado migrantes e adultos desabrigados há meses de volta em um centro de atendimento a viciados na área de Mass and Cass, apesar do aumento das aglomerações e do uso de drogas na região.

Em fevereiro, a prefeita apresentou planos para converter temporariamente o antigo centro de acolhimento na Atkinson Street em um abrigo noturno. Inicialmente, o fechamento estava previsto para ocorrer entre meados de março e meados de abril. No entanto, na quarta-feira, Wu afirmou que "a necessidade não diminuiu" e que não há planos atuais para fechar o abrigo.

“A demanda e a capacidade em nossos abrigos individuais para adultos têm sido realmente, realmente esticadas,” disse Wu ao Herald em um evento não relacionado. “Tem sido uma combinação de mais famílias imigrantes chegando, mas também adultos que não estão vinculados a uma família e, portanto, não se qualificam para os sistemas estaduais e estão nas camas administradas pela cidade e pela comunidade — e, em certos momentos, isso tem sido 25% a 30% dessas camas."

“Então, tivemos que utilizar esse espaço como capacidade de transbordo,” acrescentou a prefeita. “Está fechado para acesso geral do público.”

O abrigo noturno, concebido inicialmente como uma forma de acolher o excesso de desabrigados e adultos migrantes recém-chegados que estavam dormindo no chão do abrigo masculino na 112 Southampton Street, tem funcionado “muito bem” desde que foi aberto pela cidade em 12 de fevereiro.

Trinta pessoas podem permanecer no abrigo a cada noite, aproximadamente das 20h às 5h do dia seguinte, com supervisão e pessoal da Comissão de Saúde Pública de Boston. Esse arranjo, inicialmente previsto para durar cerca de um mês, foi pensado, segundo Wu, para ajudar "as pessoas a passarem pelo frio."

“Até agora, essa necessidade não diminuiu,” disse Wu. “Estamos monitorando a situação, mas, por enquanto, o plano é não voltar a transformar o local em um centro de acolhimento ou algo semelhante.”

Um porta-voz da Comissão de Saúde Pública de Boston disse na quinta-feira que a agência não tem uma data de fechamento para o abrigo de transbordo, que, embora alivie o sistema de abrigos da cidade, também retirou um recurso de longa data da problemática área de Mass and Cass — onde a aglomeração e o uso de drogas estão piorando com o clima mais quente, meses após a repressão às barracas pela cidade.

O antigo centro de acolhimento na Atkinson Street serviu por muito tempo como um espaço para os habitantes de Mass and Cass receberem serviços, incluindo instalações sanitárias, aconselhamento e kits de drogas, e está listado como “temporariamente fechado” em um folheto que descreve seis espaços diurnos administrados pela BPHC para os desabrigados em toda a cidade.

Um porta-voz da BPHC disse que, desde o fechamento do centro de acolhimento, a agência também expandiu os serviços no edifício Finland na Albany Street.

A programação no edifício já havia sido encerrada antes da conversão em abrigo, como parte do plano da prefeita para limpar o mercado de drogas a céu aberto da área e devolver a Atkinson — onde ela disse que "muito do crime e uso de drogas historicamente acontecem em Mass and Cass" — a uma rua regularmente trafegada por veículos no outono passado.

O abrigo de transbordo na Atkinson Street foi o segundo aberto pela administração de Wu como parte do plano da prefeita para enfrentar o crime e a desabrigação na área de Mass and Cass, que começou com uma repressão policial e aplicação de uma ordenança anti-acampamento aprovada pelo Conselho Municipal em 1º de novembro.

O primeiro, em outro edifício da Comissão de Saúde Pública de Boston na 727 Massachusetts Ave., inclui 30 camas e tornou-se operacional com a ressalva de que seria uma opção de abrigo de curto prazo até que esses indivíduos fossem permanentemente alojados.

Mais de seis meses depois, a 727 Massachusetts Ave., parte do plano da prefeita que provou ser controverso entre a comunidade do South End, ainda está operando como “um abrigo temporário de baixo limiar,” segundo a Comissão de Saúde Pública de Boston.

“O plano para a 727 é o mesmo,” disse um porta-voz da BPHC. “É um espaço temporário de sono seguro que será fechado uma vez que todos os inicialmente designados para lá estejam em um caminho para a habitação permanente.”

Fonte: da redação

Top News