Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/08/2024 as 1:00pm

Policiais da Guatemala são detidos por extorquir imigrantes que seguiam para os EUA

Fonte: Da redação


Nesta terça-feira, dia 27, quatro policiais guatemaltecos foram detidos por exigir suborno de migrantes que estavam a caminho dos Estados Unidos. Segundo fontes oficiais, os agentes foram capturados nas proximidades da Central de Mayoreo (CENMA), na periferia sul da Cidade da Guatemala. O local é um ponto de partida para ônibus que seguem para Tecún Umán, na fronteira com o México.

De acordo com o comunicado do Ministério do Interior, os policiais abordaram um ônibus que transportava migrantes e exigiram dinheiro em troca de permitir que continuassem sua jornada. O valor específico do suborno solicitado não foi revelado. Francisco Jiménez, chefe do ministério, expressou sua indignação, afirmando que os agentes "desonraram a instituição" com suas ações.

O Ministério Público detalhou que os policiais pararam o ônibus, obrigaram dois venezuelanos e quatro cubanos a desembarcar, e exigiram seus passaportes. Eles pediram uma quantia de dinheiro para permitir que os migrantes retornassem ao veículo e prosseguissem com a viagem.

Os quatro detidos foram apresentados a um juiz, que determinará sua situação legal.

Este incidente ocorre em um contexto de crescente pressão sobre a América Central, que lida com um fluxo significativo de migrantes, em sua maioria venezuelanos. Esses migrantes buscam chegar aos Estados Unidos, muitas vezes fugindo da pobreza, falta de emprego e violência em seus países de origem. A situação é agravada por um aumento contínuo no número de pessoas que abandonam a região em busca de melhores condições de vida e segurança.

Top News