Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4206

Última Edição #4206

BT MAGAZINE

Revista # 72

Última Edição #72

Coalizão LUCE e Aliados Exigem Ação Imediata da Governadora Maura Healey Contra a Crise de Deportações em Massachusetts

Em um forte apelo por justiça e proteção dos direitos humanos, centenas de defensores da causa imigrante, liderados pela rede LUCE Immigrant Justice Network, se reuniram nesta semana em frente à sede do governo de Massachusetts para exigir uma resposta urgente da governadora Maura Healey diante da intensificação das operações do Departamento de Imigração e Alfândega no estado.

Da redação

Em um forte apelo por justiça e proteção dos direitos humanos, centenas de defensores da causa imigrante, liderados pela rede LUCE Immigrant Justice Network, se reuniram nesta semana em frente à sede do governo de Massachusetts para exigir uma resposta urgente da governadora Maura Healey diante da intensificação das operações do Departamento de Imigração e Alfândega no estado.

A manifestação, descrita como uma das maiores ações coordenadas por uma coalizão imigrante em Massachusetts, reuniu líderes comunitários, famílias diretamente afetadas e apoiadores de cidades como Brockton, Chelsea, Lowell, Worcester, entre outras. Eles denunciaram uma escalada de batidas do ICE que, segundo relatos, envolvem prisões arbitrárias ao amanhecer, perfis raciais, detenções sem apoio jurídico e violações de direitos constitucionais.

“Estamos vivendo sob perseguição, e não há segurança nisso — apenas medo constante”, declarou Marina, uma trabalhadora doméstica de East Boston, através de intérprete. “Somos quem cuida das crianças, limpa os escritórios, sustenta a vida cotidiana de Massachusetts. E ainda assim, somos tratados como criminosos por apenas tentar trabalhar.”

Entre os principais pedidos da coalizão à governadora estão:

Declarar o ICE como uma agência federal fora da lei;

Restaurar a participação remota nos tribunais, prática comum durante a pandemia;

Apoiar o projeto de lei Dignidade, Não Deportações (H.1588 & S.1122), que propõe o fim de contratos estaduais com o ICE, incluindo acordos 287(g) e a cooperação com a prisão do Condado de Plymouth;

Criar um fundo de reparações para famílias destruídas pelas ações do ICE.

Jaya Savita, da Asian Pacific Islanders Civic Action Network, não poupou críticas: “Se a governadora Healey continuar permitindo detenções e deportações sem o devido processo legal, ela estará falhando com o seu dever constitucional. Essa omissão a coloca do lado errado da história.”

As falas se alternaram entre protestos emocionados e denúncias contundentes. “O ICE está quebrando janelas de carros, invadindo casas, sequestrando pais e mães que só querem uma vida digna. Isso é racismo institucionalizado,” declarou Isabel, da organização Mulheres Vitoriosas, de New Bedford.

O pastor Eduardo Cáceres, da Essex County Community Organization, encerrou o ato com uma oração: “Como líder de fé, não posso aceitar que tratem como criminosos aqueles que Deus mandou proteger. Não posso invocar o nome de Deus no domingo se permanecer calado diante dessa cruzada contra a dignidade humana.”

Apesar das crescentes críticas, a administração Healey tem se mantido em silêncio sobre as ações do ICE. A LUCE protocolou formalmente um pedido de reunião com a governadora e segue aguardando resposta.

Com quase 20 organizações membros, a LUCE Immigrant Justice Network tem se consolidado como uma força central na resistência às políticas de deportação em Massachusetts, promovendo ações de base, auxílio mútuo e defesa legal.

“O ICE não está protegendo ninguém. Está aterrorizando comunidades, destruindo famílias e alimentando uma máquina de injustiça”, afirmou Jonathan Paz, da organização Fuerza Waltham. “E está fazendo tudo isso sob os olhos do governo estadual. Governadora Healey, de que lado a senhora está?”

 

Para mais informações sobre a LUCE Immigrant Justice Network, acesse: www.lucemass.org
Contato: luce_immigrantnetworkma@proton.me

Compartilhar

Publicidade

Deixe um comentário

Ouça a Rádio do BT
Ouvindo
Rádio BT
Pausar
×