O prefeito de Newark, Ras Baraka, foi preso pelo ICE acusado de invasão a um centro de detenção de imigrantes. A procuradora afirma que ele desrespeitou ordens legais; aliados negam que houve invasão.
Publicidade
Publicidade
Prefeito de Newark é detido pela polícia imigratória

O prefeito democrata de Newark, Nova Jersey, Ras Baraka, foi detido nesta sexta-feira (9/5) por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE). Ele está sendo acusado de invasão de propriedade.
A procuradora distrital de Nova Jersey, Alina Habba, utilizou seu perfil na rede social X para esclarecer os motivos da prisão, informando que Baraka foi levado a um centro de detenção destinado a imigrantes em situação irregular.
Segundo a publicação de Habba, “o prefeito de Newark, Ras Baraka, invadiu uma propriedade e desobedeceu várias ordens do Departamento de Investigações de Segurança Interna para se retirar do centro de detenção do ICE em Newark, nesta tarde”. Um vídeo compartilhado na plataforma mostra Baraka algemado, sendo conduzido por agentes.
A procuradora ainda destacou que Baraka escolheu deliberadamente violar a lei e reforçou que “ninguém está acima da lei”. Membros do Partido Democrata, no entanto, afirmam que o prefeito não chegou a entrar no local, negando, assim, a acusação de invasão.
Com 55 anos, Baraka é conhecido por sua oposição às políticas anti-imigração de Donald Trump. Ele ocupa o cargo de prefeito desde 2014, tendo sido reeleito em 2018 e 2022.
195 visualizações
Compartilhar
Publicidade