Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/03/2008 as 12:00am

BC americano reduz taxa de juros em 0,75 ponto percentual

Analistas esperavam corte de até 1,25 ponto nesta terça-feira

 

BC americano reduz taxa de juros em 0,75 ponto percentual e acalma mercados

 

 

 

O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) baixou em 0,75 ponto percentual sua taxa básica de juros nesta terça-feira, passando de 3% ao ano para 2,25%. Desde o começo do ano, quando a taxa estava em 4,25% ao ano, a instituição já cortou 2 pontos percentuais (veja gráfico no fim deste texto).

Analistas esperavam corte de até 1,25 ponto nesta terça-feira.

As sucessivas reduções têm o objetivo de evitar ou minimizar uma possível recessão na economia americana. Nos dois últimos dias úteis, os mercados financeiros repercutem notícias desfavoráveis ao quinto maior banco de investimentos dos Estados Unidos, que, depois de problemas com operações de crédito, foi vendido pelo irrisório preço de US$ 2 por ação. Cada papel do banco valia mais de US$ 100 no ano passado.

O corte na taxa básica de juros americana não tem sido acompanhado pelo Banco Central do Brasil. Desde o início do ano, a autoridade monetária brasileira mantém sua taxa, a Selic, em 11,25% ao ano.

A diferença cada vez maior entre a taxa brasileira e a americana tende a tornar mais atraentes os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional. Com isso, aumenta a entrada de dólares no país, dando continuidade ao movimento de queda do dólar.

 

 

 

Fonte: uol.com.br

 

 

 

Fonte: uol.com.br

Top News