Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/05/2008 as 12:00am

Formigas loucas atacam residências em Houston

Elas "comem"de tudo?

Formigas malucas, agora conhecidas pelo nome de Rasberry, o homem que as descobriu, continuam marchando céleres em zig-zag (por isso, "loucas"), em Houston e outras cidades texanas. São bilhões de formigas e ninguém consegue detê-las. Elas estão transformando quintais, casas, lojas e até alguns terrenos próximos da NASA, em seu habitat atual.  Um exterminador de insetos, Tom Rasberry, descobriu-as em 2002, mas agora elas estão espalhadas aos bilhões, mastigando, principalmente, fios e cabos elétricos.

 

E o pior, essas formigas não marcham numa só direção, como é o hábito da espécie.  Elas correm em todas as direções, em zig-zag, parecendo que não têm aonde ir, visitando banheiros, cozinhas e "living rooms". Você já se viu sentado no toilette enquanto milhares, milhões de formigas correm pelo seu banheiro? É isso que está acontecendo em Houston e arredores. Os exterminadores do presente têm sido chamados para matá-las, porém algumas semanas depois, as casas tratadas são de novo invadidas pelas "crazy ants". Elas são caçadas nos jardins, nas piscinas, nas ruas, em todos os lugares?

 

Ninguém sabe de onde vieram essas formigas, o que é certo é que elas se expandiram acima do previsto. Dois venenos são utilizados para matá-las, Termidor e Top Choice, disponíveis no mercado. Apesar da sua utilização em grandes áreas abertas e mesmo, dentro das casas, o que acontece é que as formigas renascem das que estão mortas e milhares reaparecem por cima.

 

Mistério

Rasberry afirmou ao The Houston Chronicle que tratou uma área de meio acre com o inseticida e quando voltou, semanas depois, haviam, por cima das formigas mortas, milhares de outras, vivas.  Ele disse que formigas rainhas se multiplicam e não se sabe de onde vêm.

 

Interessante

Essas formigas não atacam, isto é, não picam nem "mordem" seres humanos, o que tem acontecido raramente, continuou Rasberry em seu relato ao The Chronicle: "Uma pessoa que estiver relaxando em sua cadeirinha no quintal, pode até nem notar centenas dessas bichinhas subindo pelas suas pernas. Para os humanos, é só uma chateação".  Porém, cães de estimação (pets) têm se recusado a fazer suas necessidades nos locais costumeiros, agora invadido pelas doidas dessas Rasberry.

 

Entretanto

Os problemas potenciais existem e estão atrapalhando. Indiretamente, afetam plantas, pois as formigas se alimentam dos "honeydew", essenciais para a saúde (das plantas). Pior, as Rasberry têm demonstrado uma eficácia extrema ao se aninharem em equipamentos elétricos, danificando-os. 

 

Até a NASA é afetada!

Os insetos já atacaram o terreno adjacente às instalações do Centro Espacial e na Houston Middle School, localizada a menos de um quilômetro do Aeroporto Hobby. O DAC de Houston (Aviation Department) comentou, na semana passada, que já começou a investigar o local.  Alguns proprietários de pequenos aviões estacionados no Aeroporto, também estão tomando suas precauções. 

Acredita-se, até,  que essas formigas insaciáveis possam estar se preparando para atacar outros animais em busca de alimento. 

 

Aqui na redação do BT, Brazilino comentou: "Nun resolve nem com formicida? Êta formiguinha dura na queda, sô!", parodiando o Mr. Rasberry, que completou seu relato ao Chronicle com essa frase: "This is the most difficult insect I've ever come across." (Este é o inseto mais difícil com o qual me  deparei na vida!)

 

 

Original do The Chronicle, de Houston

Tradução e Adaptação

PHYDIAS BARBOSA, especial para o BT

Fonte: (The Chronicle, de Houston)

Top News