Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/07/2008 as 12:00am

Alerta de saúde pública

O Departamento de Saúde Pública de Massachusetts (MDPH) e o conselho sanitário de Brookline anunciaram hoje que o vírus do Nilo ocidental (West Nile Virus, ou WNV, em inglês) foi detectado


 

DETECTADO PELA SEGUNDA VEZ EM BROOKLINE O VÍRUS DO NILO OCIDENTAL EM MOSQUITOS

 

BOSTON - O Departamento de Saúde Pública de Massachusetts (MDPH) e o conselho sanitário de Brookline anunciaram hoje que o vírus do Nilo ocidental (West Nile Virus, ou WNV, em inglês) foi detectado em uma segunda amostra de mosquitos em Brookline. A amostra, coletada no dia 11 de julho, veio do mesmo local da amostra anterior. Esse resultado representa a terceira fonte positiva de mosquitos portadores do WNV esse ano em Massachusetts (2 em Brookline, 1 em Worcester).

 

Em 2007 houve seis casos de pessoas infectadas com o WNV. Dois dos casos ocorreram em Worcester. Apesar do WNV afetar pessoas de todas as idades, as pessoas maiores de 50 anos correm maior risco de ficarem graves se contraírem o vírus. A forma mais comum de transmissão do vírus é através da picada de mosquitos infectados.

 

"Esses resultados não nos surpreendem," disse o epidemiologista do estado, Dr. Al DeMaria. "Uma vez que o WNV é detectado no ambiente, normalmente achamos mais amostras positivas na mesma região. O WNV ficará conosco pelo resto do verão, portanto é importante tomar medidas de prevenção para se proteger das picadas de mosquito, vestindo roupas que cubram bem a pele e usando repelente para insetos. Eliminar a água acumulada no quintal de casa também ajuda a prevenir a criação de mosquitos."

 

"As duas amostras de mosquitos usados no teste foram capturados com a mesma armadilha, num mesmo local," disse o diretor da saúde pública e serviços humanos, Alan Balsam. "Hoje de manhã mais de meia dúzia de voluntários do corpo médico de reserva foi de porta em porta para dar informação e alertar aos moradores sobre medidas de prevenção."

 

As pessoas têm um papel importante na proteção pessoal e a dos seres queridos contra doenças causadas por mosquitos.

 

Como evitar as picadas de mosquito:

 

Saiba a que horas do dia há mais mosquitos. As horas entre o pôr do sol e o amanhecer são as horas de mais mosquitos. Considere mudar o horário das atividades que você faz ao ar livre durante a manhã e o crepúsculo. Se não puder, tenha cuidado: use um repelente de insetos e vista a roupa adequada.

 

Segunda fonte positiva de mosquitos portadores do WNV:

 

A roupa pode ajudar a reduzir as picadas de mosquito. Se estiver ao ar livre, use calças compridas, camisa de mangas compridas e meias. Isto pode ser desconfortável quando faz calor, mas ajudará a manter os mosquitos longe de sua pele.

 

Use repelente de insetos quando estiver ao ar livre. Use repelentes que contenham DEET (N-N-dietil-meta-toluamida), permetrina, picaridina (conhecida como KBR 3023) ou óleo de eucalipto citriodora [p-metano 3,8-diol (PMD)], e siga as instruções contidas no rótulo do produto. Os produtos à base de DEET não devem ser aplicados em bebês com menos de dois meses de idade e devem ser usados em concentrações de no máximo 30% em crianças maiores. O óleo de eucalipto citriodora não deve ser aplicado em crianças com menos de três anos de idade.

 

Mantenha os mosquitos longe de sua casa

 

Elimine a água parada. Os mosquitos põem ovos na água estagnada. Para reduzir a quantidade de lugares onde os mosquitos podem se reproduzir esvazie ou elimine objetos que possam acumular água. Limpe as calhas dos telhados que estiverem entupidas, para facilitar o escoamento da água de chuva. Vire recipientes como vasos sem plantas e piscinas infantis de plástico, e troque a água de chafarizes ou banheirinhas de pássaros com freqüência.

 

Instale ou conserte as telas. Os mosquitos gostam de entrar em casa. Mantenha-os fora da sua casa com telas bem presas em todas as portas e janelas.

 

Se achar uma ave morta, comunique-se conosco.

Os corvos, gaios azuis (blue jays) ou os tordos (robins) mortos podem indicar a presença do WNV nos pássaros e mosquitos da região. Ligue para 1-866-MASS-WNV (1-866-627-7698) se achar um pássaro morto. Você pode desempenhar um papel importante no controle do WNV ao nos avisar quando achar uma ave morta.

Para maiores informações visite a página Web do DPH: www.mass.gov/dph Também pode ouvir uma gravação com informação sobre o WNV e EEE ligando para 1-866-MASS-WNV (1-866-627-7698), ou o programa de epidemiologia para o 617-983-6800.

 

Fonte: (Da Redação)

Top News