Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/08/2008 as 12:00am

Administração Patrick anuncia progresso no combate ao tabagismo em MA

O CDC informa que Massachusetts ficou em quarto lugar entre os estados com as taxas de consumo de cigarro mais baixas do país em 2007.

Joanne Lynn fuma há 35 anos, mas hoje ela decidiu colocar um adesivo de nicotina no seu braço e deixar o cigarro para sempre. A senhora Lynn entra para uma estatística de mais de 7.000 pessoas no estado de Massachusetts que aproveitaram a promoção de adesivos de nicotina gratuitos do Departamento de Saúde Pública (DPH).

O grande momento da senhora Lynn ocorreu durante a conferência de imprensa dada hoje no palácio da câmara estadual, onde as autoridades de saúde anunciaram a melhoria significativa dos índices de tabagismo no estado. Anunciaram, também, que a distribuição gratuita de adesivos de nicotina continuará até o final de agosto.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) informaram recentemente que Massachusetts tem agora um dos índices de tabagismo entre adultos mais baixos do país. A taxa de 16,4% registrada em 2007 foi o a mais baixa nos arquivos estaduais e coloca Massachusetts em quarto lugar após Califórnia, Utah e Conecticut. A redução na taxa de fumantes adultos entre 2006 e 2007 foi a redução mais drástica vista em um único ano em Massachusetts em mais de uma década.

As autoridades de saúde mencionaram uma série de fatores que poderiam ter contribuído para essa diminuição, incluindo a lei que proíbe o cigarro em locais de trabalho e o aumento de verbas para o Programa de Controle do Tabaco do Departamento de Saúde Pública. Essas verbas adicionais ajudaram na criação de várias iniciativas, como o lançamento da primeira campanha publicitária de conscientização sobre o cigarro em mais de seis anos, e subvenções para ajudar a cidades no cumprimento das leis relacionadas ao tabaco. Também se realizaram projetos específicos para a redução do uso de tabaco entre jovens.

Autoridades também disseram que mais de 350.000 residentes de Massachusetts têm agora cobertura de seguro médico como resultado da nova lei de reforma do sistema de saúde, o qual poderia contribuir ao declínio na taxa de fumantes. Os clínicos gerais têm um papel importante em incentivar os seus pacientes a pararem de fumar através, por exemplo, da terapia de reposição de nicotina.

“É uma notícia maravilhosa para o nosso estado”, disse a secretária de saúde e serviços humanos, Dr. JudyAnn Bigby. “A diminuição no consumo do tabaco mostra que nossos investimentos em atividades de controle e prevenção estão dando resultado, e que estamos mais próximos de ter comunidades mais saudáveis e um estado com residentes mais sadios. O nosso governador e a legislatura merecem o crédito por ter fornecido novas verbas ao nosso programa de controle do tabaco, o que mostra uma mudança radical dos anos de cortes de verbas a um dos programas de saúde pública exemplares do país. Essa notícia de hoje mostra que o dinheiro foi bem gasto”, acrescentou a Dr. Bigby.

O DPH também anunciou hoje na conferência de imprensa que estenderá a distribuição gratuita de adesivos de nicotina até o dia 31 de agosto, devido à grande demanda. A promoção do adesivo foi lançada a princípios do mês de julho, logo após o aumento do imposto ao cigarro em Massachusetts. As mais de 7.000 ligações atendidas na linha estadual Quitline em julho representam um número 20 vezes maior do que o número de ligações recebidas no mesmo período ano passado.

“Este é um ótimo momento para parar de fumar em Massachusetts. E se você estiver pronto para parar, nós estamos prontos para ajudá-lo”, disse o comissionado do DPH, John Auerbach, ao anunciar a extensão de um mês. “Nós sabíamos que muitos fumantes estariam prontos para parar após o recente aumento no valor do cigarro, mas o número de pessoas que estamos vendo é impressionante, o que nos mostrou que precisávamos fazer mais”, acrescentou o comissionado.

O projeto de distribuição de adesivos de nicotina oferece um suprimento de duas semanas para ajudar os fumantes a abandonar o vício. Os adesivos estão disponíveis aos residentes de Massachusetts que se qualifiquem segundo certos critérios de saúde. As pesquisas mostram que as pessoas que recebem apoio ou utilizam algum medicamento como o adesivo têm mais do dobro de probabilidade de parar de fumar definitivamente do que as pessoas que tentam parar por conta própria.

A senhora Lynn, empregada do DPH há 30 anos e residente da cidade de Saugus, sabe que ela precisará de muito apoio. Porém, ela disse que os adesivos de nicotina lhe darão o empurrãozinho que ela precisa para ter sucesso.

“Sei que não vai ser fácil parar de fumar, mas estou pronta e espero que minha história ajude outras pessoas que estão tentando deixar esse vício de vez. Estarei torcendo por elas e espero que elas torçam por mim”, disse Joanne Lynn.

Para receber um suprimento grátis de adesivos de duas semanas, ligue para o Quitline pelo número 1-800-Try-To-STOP (1-800-879-8678). O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9 às 21hs e sábados e domingos das 10 às 18hs. Ajuda disponível em inglês e espanhol e intérpretes disponíveis para português.  Poderá achar maiores informações e outros recursos para parar de fumar em: http://makesmokinghistory.org.

Fonte: (Brazilian Times)

Top News