Publicado em 1/09/2008 as 12:00am

Uma semana celebrando Machado de Assis em NY

Dentre os participantes desta importante celebração, o evento contará com a presença de personalidades da estatura do cineasta Nelson Pereira dos Santos

Num esforço conjunto de várias instituições acadêmicas e culturais em Nova York, Connecticut, Pennsylvania, New Jersey e Brasil, assim como do Consulado Geral do Brasil em Nova York, o centenário de morte do grande escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis, o fundador da Academia Brasileira de Letras, será condignamente Dentre os participantes desta importante celebração, o evento contará com a presença de personalidades da estatura do cineasta Nelson Pereira dos Santos celebrado em Nova York e em Yale, CT, de 15 a 19 de Setembro de 2008.

, do ex-Ministro da Cultura, Embaixador Sergio Paulo Rouanet (criador da "Lei Rouanet") e do maior tradutor de Machado de Assis nos Estados Unidos, Professor Emérito Gregory Rabassa.

A programação se realizará na Americas Society, no The Graduate Center of City University of New York (CUNY), na Universidade de Yale, no Centro Cultural Brasil em Nova York e no Film Society of Lincoln Center, que dedica sua edição deste ano do Latin Beat a Machado de Assis, projetando dois filmes de Nelson Pereira dos Santos baseados na obra daquele que é considerado o maior gênio da literatura brasileira.

A presença do próprio cineasta será o grande destaque no Walter Reade Theater (www.filmlinc.com) . A programação completa da Semana de Machado de Assis pode ser acessada através do site http://web.gc.cuny.edu/hispanic/machado21/program.html 

Fonte: (Da redação)