Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/09/2008 as 12:00am

Furacão Ike é 'potencialmente catastrófico', diz governo americano

Permanecer no litoral do Texas significa 'morte certa', alertam autoridades. Furacão pode alagar até 100 mil residências na costa, segundo secretário.

O secretário norte-americano de Segurança Interna, Michael Chertoff, disse nesta sexta-feira (12) que o furacão Ike, que deve chegar em breve à costa do Texas, é "potencialmente catastrófico".

Segundo ele, mais de 100 mil residências em uma região de "milhares de quilômetros" no litoral podem ser alagadas durante a passagem da tormenta.

Ike se movimenta nesta sexta (12) rumo à costa alta do Texas e, por se tratar de um ciclone tropical muito grande, já começa a fazer efeitos muito antes de atingir o litoral, informou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC).

Às 17h de Brasília, o centro da tormenta se encontrava no Golfo do México, a cerca de 220 km da cidade costeira de Galveston, e movia-se a 19 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões. Os ventos máximos sustentados eram de 165 km/h, mas ainda podem ficar mais fortes.

O furacão deve alcançar Galveston com ventos máximos sustentados acima dos 178 km/h.

Chertoff disse que o país está preparado para a passagem da tormenta, e que há suprimentos até para enfrentar o pior dos cenários.

 

O governador do Texas disse nesta sexta-feira que mais de um milhão de pessoas foram retiradas das áreas costeiras.

O governo lançou uma advertência de que aqueles que permanecessem nas áreas baixas estariam expostos a "uma morte certa".

"Todos os bairros e possivelmente a totalidade das comunidades costeiras ficarão inundadas pela maré durante o período de maior atividade do fenômeno", advertiu o Centro Nacional de Furacões (NHC), em referência às terras que circundam a baía de Galveston.

"Aqueles que não atenderem as ordens de evacuação estarão expostos a uma morte certa", advertiu, a respeito das ondas gigantes que poderão atingir os edifícios.

As evacuações começarão com os idosos, doentes e pessoas com necessidades especiais. Funcionários do governo de Houston tentavam redistribuir o trânsito e anunciaram que seriam instalados postos de gasolina nas estradas para facilitar o êxodo.

Enquanto isso, o Departamento do Interior dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que a passagem de outro furacão, o Gustav, pelo Golfo do México no começo do mês causou danos "menores" às instalações petrolíferas marítimas.

"É muito alentador que os danos tenham sido menores", disse Randall Luthi, diretor do Serviço de Administração de Minerais (MMS) do Departamento do Interior.

Segundo um relatório do MMS, das 677 plataformas do Golfo expostas apenas uma foi destruída. Estava localizada fora da costa da Louisiana e contava com 0,01% da produção de petróleo da região, de 1,3 milhão de barris diários, e 0,04% da produção de gás, que chega a 200 milhões de metros cúbicos diários.

Fonte: (G1)

Top News