Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/01/2009 as 12:00am

Hamas anuncia cessar-fogo de uma semana na Faixa de Gaza

O grupo disse que suspenderá o lançamento de foguetes e deu a Israel sete dias para retirar suas tropas do território palestino

O grupo disse que suspenderá o lançamento de foguetes e deu a Israel sete dias para retirar suas tropas do território palestino. O vice-líder do Hamas na Síria, Abou Marzouk, disse que a trégua é em nome de “todas as facções de resistência palestinas”. “Nós anunciamos um cessar-fogo de nossas facções na Faixa de Gaza e enfatizamos que nossa exigência é a retirada das forças inimigas do território em uma semana, juntamente à reabertura de todas as fronteiras para facilitar o envio de ajuda humanitária, comida e todas as necessidades para o nosso povo”. O grupo enfatizou que a trégua será temporária a menos que Israel atenda essas exigências. Um porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, não deu uma resposta direta ao discurso do líder do Hamas. Palmor disse que as tropas serão retiradas no “momento certo” e se o Hamas “interromper de vez os ataques com foguetes”. Helicópteros israelenses continuam sobrevoando a região e as tropas estão em alerta máximo. Muitas pessoas esperam que o cessar-fogo dure, mas ninguém ficará surpreso se os combates recomeçarem.

 

Trégua em Israel. Será?

A trégua entrou em vigor nas primeiras horas do domingo, mas foi rompida horas depois, quando tropas israelenses retaliaram ataques com foguetes de Hamas. Segundo fontes israelenses, 18 foguetes palestinos atingiram o território de Israel provocando retaliação. Um deles atingiu uma casa em Ashod ferindo duas pessoas levemente. Segundo relatos, forças israelenses teriam matado um palestino em Khan Younis, ao sul de Gaza. Se confirmada, esta será a primeira morte desde que o cessar-fogo começou. Pouco após a retaliação, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse que o cessar-fogo unilateral declarado no sábado era “frágil” e que estava sendo reavaliado “minuto a minuto”. Médicos em Gaza dizem que pelo menos 50 corpos foram retirados de escombros de prédios e casas destruídos durante três semanas de ofensiva israelense. Fontes dos serviços de saúde palestinos dizem que pelo menos 1.300 pessoas morreram e 5,1 mil ficaram feridas desde o início dos confrontos, em 27 de dezembro. Do lado israelense, 13 pessoas morreram, sendo três delas civis, segundo o Exército do país.

Fonte: (G1)

Top News